Leitura: Gênesis 46
Seleção
“Eu sou Deus, o Deus de seu pai”, disse a voz. “Não tenha medo de descer ao Egito, pois lá farei de sua família uma grande nação. Descerei com você ao Egito e certamente o trarei de volta. E José estará ao seu lado quando você morrer.”
Gênesiss 46.3,4
Observação
Jacó já estava velho. Seu coração, cansado pelos anos e pelas perdas, agora era sacudido por uma notícia inesperada: seu filho José está vivo. Mais do que isso, José governa o Egito e quer que o pai e toda a família se mudem para lá. Para um homem como Jacó, essa transição não era simples. Era deixar a terra da promessa, enfrentar o desconhecido, e colocar tudo em risco.
Mas antes de seguir, Jacó busca a Deus. E Deus responde com clareza: “Não tenha medo de descer ao Egito… Descerei com você”. Em outras palavras: a transição não será fácil, mas será parte do meu plano e, por isso, não te deixarei sozinho.
Quantas vezes também somos colocados diante de mudanças inesperadas? Mudança de cidade, de trabalho, de ministério, de fases da vida. Transições assustam porque percebemos que, definitivamente, não temos o controle das nossas vidas em nossas mãos. Mas a verdade é que o Deus que nos chamou é o mesmo que caminha conosco nos processos. Ele não apenas nos dá direções com relação ao caminho a seguir — Ele desce conosco ao Egito.
Precisamos lembrar de que não há espaços neutros fora do alcance de Deus. Ele governa cada passo, cada mudança, cada novo começo. Por isso, nunca esqueça que, mesmo nas mudanças mais difíceis, Deus continua presente, conduzindo nosso caminho com propósito e fidelidade.
Petição
Senhor, dê-me sensibilidade para discernir as tuas direções e ajuda-me a descansar em Ti.
Aplicação
Buscarei sensibilidade aos direcionamentos de Deus.