Leitura: Salmos 7

Seleção

Deus é meu escudo; ele salva os que têm coração íntegro. Deus é justo juiz; todos os dias ele mostra sua ira contra os perversos.

Salmos 7.10, 11

Observação 

Neste Salmo, Davi clama a Deus por justiça e livramento de seus inimigos. Diante de Deus, ele afirma sua inocência e clama para que o Justo Juiz decrete Sua sentença e manifeste Sua ira sobre os perseguidores.

Justiça. Esse é um dos atributos de Deus. Como Juiz supremo, Ele julgará toda a Terra de maneira imparcial e equitativa. Sendo completamente justo, Deus age corretamente em Suas ações e decisões. A injustiça vai contra Sua natureza e caráter.

Ao ler um Salmo como este, muitas vezes nos colocamos no lugar de Davi. Nos vemos como oprimidos, injustiçados e perseguidos, nos colocando na posição de vítimas que clamam pelo socorro de Deus. Contudo, é importante lembrar que, em diversas circunstâncias, também podemos ser a parte injusta.

Um dos objetivos da Palavra de Deus é admoestar Seus filhos. Nem sempre somos encorajados ou confortados. Muitas vezes, Deus nos chama a atenção por meio de palavras duras, mas necessárias, que funcionam como uma disciplina. Crianças mimadas não gostam de ser disciplinadas. No entanto, como filhos maduros, compreendemos que a disciplina é uma expressão do amor de Deus, necessária para corrigir a rota equivocada que tomamos.

Portanto, devemos nos aproximar de Deus em oração e reflexão. Devemos examinar onde temos agido injustamente e quais caminhos precisam ser corrigidos. Devemos considerar a quem precisamos pedir perdão ou mesmo fazer restituição.

Apesar de não ser fácil olhar para nossas próprias injustiças, Deus nos convida a um autoexame constante. Precisamos vasculhar as sombras que ainda estão presente em nosso coração e suplicarmos não para que Deus derrame sua justiça sobre nós, porque seríamos fulminados. Mas devemos apelar para a misericórdia e graça do Justo Juiz.

Porque se confiamos que a obra de Jesus na cruz nos redimiu e nos livrou da culpa de nossos pecados, somos declarados inocentes. Portanto, por causa do sangue de Jesus, Deus derrama sua misericórdia sobre nós e somos perdoados de nossos pecados. 

Então, o que Ele espera de nós? Que nos arrependamos e vivamos de forma justa e íntegra.

Oração

Senhor Deus, perdoa minhas transgressões. Sou grato por tua misericórdia que, mesmo sem eu merecer, me livrou da condenação eterna. Ajuda-me a viver uma vida que Te agrade.

Aplicação

Buscarei viver de forma justa e íntegra em todos os caminhos.