Leitura: Salmos 100

Seleção

Aclamem ao Senhor todos os habitantes da terra! Sirvam ao Senhor com alegria, apresentem-se diante dele com cânticos. Reconheçam que o Senhor é Deus! Ele nos criou e a ele pertencemos; somos seu povo, o rebanho que ele pastoreia. Entrem por suas portas com ações de graças e, em seus pátios, com cânticos de louvor; deem-lhe graças e louvem o seu nome. Pois o Senhor é bom! Seu amor dura para sempre, e sua fidelidade, por todas as gerações.

Salmos 100.1-5

Observação

O ser humano anseia por liberdade. Liberdade para ir e vir, liberdade para expressar suas opiniões e liberdade financeira. Enfim, o ser humano não suporta a ideia de não poder viver livremente nas diferentes expressões da vida. No entanto, esse desejo pela liberdade, atrelado à pecaminosidade inerente à raça humana, gera uma combinação explosiva que se expressa por uma vontade de independência e autonomia em relação a Deus.

Adão e Eva foram criados para viver em submissão amorosa e livre diante do Senhor. Contudo, preferiram bradar um grito de liberdade ao comer do fruto proibido. A partir daí, a pecaminosidade contaminou a raça humana, e, por isso, o desejo de independência se intensificou. Ao longo dos séculos, milhares e milhares de pessoas têm vivido essa vida de completa autonomia, fazendo realmente o que bem entendem, sem ter que prestar satisfação a Deus, em quem sequer acreditam.

No entanto, o salmista nos lembra que o povo hebreu era o povo de propriedade de Deus. Ele não somente os criara, mas também era o “rebanho que Ele pastoreava”. Nós, conhecidos como gentios, fomos incluídos nesse povo. Fomos comprados por Cristo e, agora, somos parte de Sua grande família.

Isso significa que somos dEle, e as implicações disso são inúmeras. Significa que estamos sob o Seu senhorio, e isso não é apenas uma declaração de fé, mas uma transformação integral que afeta todas as áreas da vida, levando-nos a viver de acordo com os valores e princípios do Reino de Deus. Viver sob o senhorio de Cristo significa não viver mais conforme as próprias ideias e sonhos. Ao contrário, significa submeter-se a Ele em todas as áreas da vida. Isso implica ter uma vida de íntima comunhão com Ele e, independentemente de qualquer coisa, buscar fazer a Sua vontade.

Portanto, o convite de Deus é para que venhamos a refletir sobre cada área de nossas vidas e avaliar se todas elas estão sob o Seu senhorio. Avalie seu casamento e filhos, seu trabalho, seus recursos financeiros e até mesmo os seus sonhos e planos. Tudo isso está atrelado à vontade de Deus? Você submeteu sua vida ao senhorio de Cristo? Ou ainda vive de forma autônoma e independente? Reflita sobre isso.

Petição

Senhor, ajuda-me a submeter cada área da minha vida sob Teu senhorio.

Aplicação

Refletirei mais sobre a minha própria vida.