Leitura: Provérbios 14
Seleção
O contentamento dá saúde ao corpo; a inveja é como câncer nos ossos.
Provérbios 14.30
Observação
A inveja pode ser definida como um ressentimento em relação ao sucesso, posse, talento ou felicidade de outra pessoa. É uma emoção negativa que surge quando alguém não consegue lidar adequadamente com o destaque alheio. Além disso, a inveja se manifesta não apenas como descontentamento, mas também como alegria diante da derrota do outro.
O invejoso está constantemente competindo com as pessoas que estão em melhor situação do que ele, tornando-se perpetuamente atribulado e inquieto. Sua busca incessante por conquistar o lugar de destaque alheio o impede de encontrar a paz prometida por Jesus, transformando a inveja em um câncer nos ossos, como sabiamente afirmou Salomão.
E a raiz da inveja reside em um sentimento de ingratidão e insatisfação, uma incapacidade de apreciar as próprias bênçãos. Assim, no fim das contas, a inveja nada mais é do que uma indignação para com o próprio Deus, pois o invejoso acredita merecer o sucesso, dinheiro ou felicidade que o outro possui. E essa mentalidade resulta em uma vida atribulada e sem paz.
Se a inveja é como um câncer nos ossos, conforme Salomão destaca, o contentamento é o remédio que traz saúde ao corpo. Enquanto os transtornos emocionais se manifestam em doenças psicossomáticas, a satisfação reflete-se em uma boa condição física e emocional.
Mas como encontrar esse lugar de paz de espírito? Como não entristecer-se com a vitória do outro, mas alegrar-se? Isso só é possível por meio da presença do Espírito Santo em nossas vidas. Quando Ele habita em nosso ser, experimentamos uma paz que excede o entendimento. Reconhecemos que não somos merecedores de tantas bênçãos, mas Deus é tão maravilhoso que nos abençoa além do merecido.
Mas tudo depende dos olhos de quem vê. Por isso, precisamos exercitar um olhar de gratidão para com tudo. Precisamos inibir o nosso olhar crítico e insatisfeito que tenta roubar a nossa paz. Devemos ser gratos por mais um dia de vida, pelo alimento no prato, pelo casamento abençoado, pelos filhos maravilhosos, pelo emprego, igreja e por tantas outras bênçãos.
Se você percebe que a inveja, constantemente, toma conta de seu coração, experimente tirar um pouco os olhos de quem está ao seu redor e foque em tantas bênçãos que Deus já tem lhe proporcionado. Nada disso é mérito seu, tudo é graça; tudo é conforme um favor que não merecemos. E, se tudo é graça, como não seremos gratos?
Petição
Senhor Deus, sei que não mereço tudo que tenho. Mas sou extremamente grato porque tua graça é superabundante em minha vida.
Aplicação
Exercitarei um olhar de gratidão.