Leitura: Salmos 87

Seleção

No monte santo está a cidade fundada pelo Senhor. Ele ama a cidade de Jerusalém, mais que qualquer outro lugar em Israel. Ó cidade de Deus, que coisas gloriosas são ditas a seu respeito! Incluirei o Egito e a Babilônia entre os que me conhecem, também a Filístia e Tiro, e até a distante Etiópia; ali todos se tornaram seus cidadãos!

Salmos 87.1-4

Observação

No Antigo Testamento, Deus não apenas escolheu os Hebreus para serem Seu povo, mas também escolheu o Monte Sião e seus arredores para a construção de Jerusalém. A cidade eleita por Deus para ser a sede do Seu santo Templo tornou-se conhecida pelos feitos gloriosos que Deus realizava ali.

Um desses feitos era a manifestação da presença de Deus em um local específico do Templo de Jerusalém, chamado Santo dos Santos. Ali, Ele se fazia presente diante do sacerdote, que representava o povo diante do Senhor.

Entretanto, com o advento de Jesus, houve uma transformação significativa. Na Antiga Aliança, havia a necessidade de sacerdotes intermediando o povo e de um templo físico. Mas, séculos depois, Jesus instituiu a Nova Aliança, um novo tempo em que todos têm acesso direto a Deus Pai, e o próprio Jesus se tornou nosso único Mediador. Assim, não precisamos mais de sacerdotes.

Além disso, neste novo tempo, Deus não manifesta Sua presença em edifícios construídos por mãos humanas. Pelo contrário, por meio do Seu Santo Espírito, Ele habita nos corações daqueles que depositam sua fé nEle.

Todas essas coisas na Antiga Aliança eram sombras do que estava por vir. Outro exemplo disso é a própria cidade de Jerusalém, que tipificava a cidade santa que descerá do céu: a Nova Jerusalém. Trata-se de uma cidade gloriosa, com 12 grandes portas e adornada com pedras preciosas. Nela, não haverá templos, e a iluminação será a glória do próprio Deus. As portas da cidade nunca se fecharão, mas por elas entrarão “somente aqueles cujos nomes estão escritos no Livro da Vida do Cordeiro” (Apocalipse 21.27).

Você anseia por entrar nos portões da Nova Jerusalém e habitar na presença de Deus por toda a eternidade? Naquele tempo, Ele enxugará toda lágrima, e, segundo João, “não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor” (Apocalipse 21.4).

O que fazer para habitar por toda a eternidade na cidade santa? Arrependa-se de seus pecados e entregue sua vida a Jesus como Salvador de sua alma e como Senhor de sua vida. Ore comigo assim:

Petição

Senhor, a Ti me entrego. Salva-me de meus pecados e faz de mim um seguidor fiel a Ti. 

Aplicação

Ansiarei todos os dias pela eternidade.