Leitura: Salmos 75

Seleção

Graças te damos, ó Deus! Graças te damos porque estás próximo; em toda parte se fala de tuas maravilhas. Tu disseste: “No tempo que determinei, julgarei com justiça. […] Somente Deus é quem julga; ele decide quem se levantará e quem cairá. Pois o Senhor tem na mão um cálice cujo vinho espuma misturado com especiarias. Ele derrama o vinho, e todos os perversos o bebem até a última gota.

Salmos 75.1,2-7,8

Observação 

O Salmo 75 aborda o juízo divino, o momento em que Deus julgará todos os seres humanos de todos os tempos. Sendo Ele um justo Juiz, julgará com equidade e justiça, jamais inocentando o culpado (Êx 34.7).

Entendemos que os culpados são todos aqueles que transgridem Seus mandamentos. Como Tiago afirmou em sua carta, “quem guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos” (Tg 2.10). Ou seja, basta tropeçar em um único ponto da Lei de Deus para ser merecedor da condenação eterna. Deus é completamente Santo e Puro e não tolera os que praticam iniquidade (Sl 5.5). Portanto, todos os culpados receberão sobre si a ira santa e justa do Pai (Jo 3.36).

O cenário parece sombrio porque, ao olharmos para nossas vidas, percebemos que somos pecadores e desobedecemos à Lei de Deus. Logo, no dia do julgamento, seremos considerados culpados e Deus derramará sua ira sobre nós, resultando na eternidade no lago de fogo e enxofre.

Será esse nosso destino final? Depende. Jesus veio justamente para resolver nosso problema. O salmista usa a figura do cálice, que simboliza a ira de Deus. Por isso, Jesus, pouco antes de ser crucificado, orou a Deus no Jardim do Getsêmani, dizendo: “Meu Pai! Se for possível, afasta de mim este cálice” (Mt 26.39), porque sobre Ele seria depositada a ira do Pai, simbolizada pelo cálice.

Portanto, Jesus levou sobre Si a nossa culpa, recebendo a ira de Deus em nosso lugar. Assim, somos considerados justos diante do Pai e, no dia do julgamento final, Ele nos absolverá. No entanto, essa absolvição não é para todos. Somente aqueles que entregam suas vidas a Jesus receberão essa dádiva. Por isso, é necessário confiar que a obra de Cristo foi suficiente para aplacar a ira de Deus que estava sobre você. Também é necessário entregar-se a Ele como Senhor de sua vida, vivendo em obediência. Diante disso, sugiro que faça a seguinte oração:

Petição

Senhor Jesus, eu creio que Tu morreste em meu lugar. Sei que pagaste alto preço por minha liberdade. Diante disso, me entrego totalmente a Ti. Quero que sejas meu Senhor. Quero ser Teu discípulo e seguidor todos os dias da minha vida.

Aplicação

Buscarei viver e obediência.