Leitura: Salmos 88
Seleção
Ó Senhor, Deus de minha salvação, clamo a ti de dia, venho a ti de noite. Agora, ouve minha oração; escuta meu clamor. Pois minha vida está cheia de problemas, e a morte se aproxima. Fui considerado morto, alguém que já não tem forças. Deixaram-me entre os mortos, estendido como um cadáver no túmulo. Caí no esquecimento e estou separado do teu cuidado.
Salmos 88.1-5
Observação
Não sabemos exatamente a situação em que o salmista se encontrava ao escrever estas tristes linhas, mas sabemos que ele expressa um coração desesperado, lamentando diante de Deus suas dificuldades. Desde a juventude, inúmeros problemas o afligiam. Esquecido pelos amigos, o salmista também se sentia esquecido pelo próprio Deus, tamanho era seu sofrimento.
A Bíblia nunca esconde histórias de dor, pois o sofrimento é parte inerente à experiência humana comum. Todos passamos por aflições ao longo da vida, e sofrer é uma das expressões mais humanas. Somos feitos de carne, ossos e emoções. Permitir-se sentir dor e sofrimento não é fraqueza, mas sim o reconhecimento de nossa humanidade.
Portanto, o lamento diante da dor não é uma resposta pecaminosa diante de Deus. É simplesmente nossa humanidade sendo exposta. É quem nós somos. Não adianta tentar esconder esses sentimentos de Deus com orações floreadas e palavras bonitas, enquanto o coração grita de dor.
Lamentar diante de Deus é lícito. Assim como Jó, que ao perder seus filhos e todos os seus bens clamou a Deus para entender aquela situação, também nós, quando as tempestades nos atingem, nos prostramos diante do Senhor e lamentamos nossa condição.
O lamento traz alívio para as emoções, pois estamos “colocando para fora” a dor da nossa alma. Além disso, a honestidade diante de Deus fortalece nosso vínculo com Ele e abre caminho para recebermos conforto, consolo e renovação da esperança.
Se o sofrimento nos aproxima de Deus, as orações de lamento podem ser pontes que conectam o nosso coração ao dEle. Portanto, seja sincero diante do Pai. Ele ama você e deseja trazer alívio para sua alma aflita.
Petição
Senhor, ajuda-me nos dias maus. Ajuda-me a abrir meu coração a Ti de forma sincera e, então, receber consolo.
Aplicação
Sempre buscarei ser honesto diante de Deus.