Leitura: Gênesis 11
Seleção
Certo dia, Terá tomou seu filho Abrão, sua nora Sarai (mulher de seu filho Abrão) e seu neto Ló (filho de seu filho Harã) e se mudou de Ur dos caldeus. Partiram em direção à terra de Canaã, mas pararam em Harã e se estabeleceram ali.
Gênesis 11.31
Observação
Terá, pai de Abrão, iniciou uma jornada rumo a Canaã, a terra que Deus prometeria à descendência de seu filho. Ele saiu de Ur dos Caldeus e, por algum motivo, decidiu parar em Harã. A jornada que começou com um destino definido terminou antes da hora. Terá nunca chegou à terra prometida.
Quantas vezes fazemos o mesmo? Começamos bem, mas paramos no meio do caminho. Iniciamos uma caminhada de fé, um ministério, um propósito, mas em algum momento ficamos estagnados. Harã pode simbolizar tudo aquilo que nos prende e nos impede de seguir adiante – o conforto, as distrações, os medos ou até mesmo os interesses pessoais que se sobrepõem aos planos de Deus.
A diferença entre Terá e Abrão foi que, quando Deus chamou, Abrão seguiu. Ele não ficou em Harã. A verdade é que aqueles que “param no meio do caminho” não experimentam a plenitude da vontade de Deus. Ele nos chama a avançar, a confiar, a obedecer, mesmo quando a jornada parece longa e desafiadora. Por isso, não podemos parar!
Hoje, Deus lhe chama para continuar. Existe alguma “Harã” em sua vida? Algum lugar onde você se acomodou quando deveria ter seguido adiante? Não pare antes do tempo. Levante-se, confie em Deus e prossiga. A terra prometida está adiante!
Petição
Senhor, não me deixe acomodado. Ajuda-me a sempre prosseguir para cumprir teus propósitos.
Aplicação
Buscarei sempre cumprir os propósitos de Deus na minha vida.