Leitura: Lucas 9

Seleção

Jesus dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa, esse a salvará.

Lc 9.23,24

Observação 

Há um equívoco significativo em nossos dias, ao reduzir o cristianismo simplesmente a uma escolha entre quais “deuses” acreditamos. Muitas pessoas se autodenominam cristãs apenas porque acreditam em Jesus e em Deus. No entanto, esse não deveria ser o entendimento correto. Jesus pregava para as multidões e as convidava a ser SEGUIDORAS Dele. Esse é o verdadeiro cerne do cristianismo: ser um discípulo de Jesus. Note que Ele não questionava se as pessoas acreditavam nEle, mas as chamava para segui-Lo.

Ser um seguidor de Jesus implica em negar a si mesmo e tomar a sua cruz. A negação de si mesmo não significa eliminar a própria identidade, mas submeter-se ao senhorio de Cristo. Significa não ser mais o dono de si mesmo, alguém que decide o que fazer com base em suas próprias vontades. A negação de si mesmo implica em viver de acordo com a vontade de Deus, obedecendo-o em todas as áreas e situações da vida. Trata-se de abandonar o orgulho, a arrogância, a autoconfiança e a justiça própria para viver uma vida completamente dependente da orientação de nosso Mestre. É sobre seguir seus passos e crescer para se tornar cada vez mais semelhante a Ele.

Tomar a cruz significa abraçar uma vida que busca morrer para os próprios pecados. Uma vida que não almeja popularidade, fama ou holofotes, que encontra contentamento na humildade. Alguém que renuncia a aspirações grandiosas e se satisfaz com as coisas simples. Que entende que o sucesso aos olhos de Deus está mais ligado à obediência do que a números. Que compreende que o sofrimento e as lutas fazem parte da vida cristã e encara esses desafios como oportunidades de crescimento e amadurecimento.

Os verdadeiros seguidores de Jesus abraçam a cruz ao invés de fugir dela. Eles compreendem que o instrumento de morte para os piores criminosos da época se tornou um instrumento de redenção que trouxe libertação. Portanto, não têm vergonha de seguir um Jesus crucificado. Pelo contrário, sabem que também terão suas próprias cruzes a carregar e entendem que é por meio da cruz que nosso Mestre se identifica conosco.

A cruz era um símbolo de vergonha e humilhação. Muitos zombaram de Jesus enquanto Ele estava pendurado no madeiro. No entanto, aquela aparente derrota se transformaria na maior vitória de todos os tempos: a vitória sobre a morte. Aquela humilhação se tornaria a maior glória de todos os tempos: a exaltação de Jesus como o Rei dos reis. Aquele sofrimento se converteria em alegria e júbilo. Jesus está convidando você a se unir a Ele e a seguir seus passos. Não tenha medo de se lançar de cabeça nessa jornada. Se desejar, ore comigo assim:

Oração

Senhor Jesus, eu quero atender a esse chamado. Eu quero abrir mão de mim mesmo para ser teu seguidor. Ensina-me e guia meus passos nessa jornada.

Aplicação

Seguirei Jesus até o fim de meus dias.