Leitura: Salmos 36

Seleção

Teu amor, Senhor, é imenso como os céus; tua fidelidade vai além das nuvens.[…]  Como é precioso o teu amor, ó Deus! Toda a humanidade encontra abrigo à sombra de tuas asas. Tu os alimentas com a fartura de tua casa e deixas que bebam de teu rio de delícias. Pois és a fonte de vida, a luz pela qual vemos. Derrama teu amor sobre os que te conhecem, concede justiça aos sinceros de coração.

Salmos 36.5,7-10

Observação

As mídias sociais têm revelado uma dor em nossa sociedade: a carência emocional. Pessoas fazem de tudo para chamar a atenção de quem está à sua volta. Dancinhas no TikTok, corpos quase nus expostos em fotos no Instagram, ou mesmo vídeos contando suas conquistas, são algumas das estratégias que milhões de pessoas têm utilizado para serem vistas.

O vazio existencial que carregam é profundo. Necessitam das curtidas que, em alguma medida, anestesiam a dor que sentem. Não se sentem amadas, não se sentem aceitas, tampouco admiradas. São reféns do engajamento social. Sentem-se alegres quando uma postagem alcança muitas visualizações, mas se martirizam quando o efeito não é o esperado. No fundo, essas pessoas estão mendigando amor e atenção.

Neste Salmo, Davi fala a respeito do amor que Deus tem pelos seus. Ele diz que esse amor é muito precioso e imenso como os céus, a ponto de toda a humanidade encontrar abrigo à sombra de Suas asas. Desse amor flui Sua fidelidade que, segundo o salmista, vai além das nuvens.

Esse amor se manifesta em Sua criação, de onde podemos tirar nosso sustento e provisão. Podemos também contemplar as belezas do céu e da Terra que Ele mesmo nos disponibilizou para que nossos dias fossem mais alegres. E por que não falar da natureza da qual podemos usufruir? Desde uma trilha na mata, um banho de cachoeira ou uma onda surfada no mar. Tudo isso são expressões do amor de Deus para conosco.

No entanto, o ápice desse amor se dá na obra da cruz. Deus Pai enviou seu Filho, Jesus, para que, na cruz do Calvário, nossos pecados fossem perdoados. Não porque merecíamos a absolvição, mas porque Ele nos amou primeiro. Um amor sacrificial e incondicional. Um amor que não diminui com o tempo, tampouco é afetado quando tropeçamos.

E não precisamos chamar a atenção de Deus para receber esse amor. Não precisamos nos sacrificar, chicotear ou pagar indulgências. Ele decidiu nos amar antes da fundação do mundo. E porque Ele é fiel às suas decisões, podemos descansar no fato de que seu amor por nós não diminuirá um milímetro sequer. Portanto, pare de mendigar a atenção e o amor do mundo. Você não precisa disso. Deus ama você e isso basta!

Petição

Senhor Deus, obrigado por esse amor. Ajuda-me a absorver essa verdade e a compreender o quanto já sou amado por Ti.

Aplicação

Refletirei mais sobre o amor de Deus.