Leitura: Salmos 56

Seleção

Quando eu tiver medo, porém, confiarei em ti. Louvo a Deus por suas promessas, confio em Deus e não temerei…

Salmos 56.3,4

Observação

O medo é uma resposta emocional a uma ameaça, seja ela real ou imaginária. Trata-se de um mecanismo de autopreservação inerente à raça humana, que nos poupa de riscos e situações perigosas.

Em níveis normais, o medo é uma resposta fisiológica de um corpo saudável. No entanto, em determinadas situações, ele toma conta de nossas vidas, nos afligindo e gerando preocupações e ansiedade excessiva. Por vezes, essas respostas fisiológicas acabam trazendo repercussões até mesmo na saúde física.

Neste Salmo, mais uma vez, Davi abre seu coração a Deus diante da perseguição por parte de seus inimigos. Perceba que, diante das ameaças, ele diz: “quando eu tiver medo”; ou seja, ele reconhece que essa emoção, em algum momento da vida, surgiria em seu coração. E ele não se condena por isso, tampouco tenta esconder de si mesmo esse sentimento. Ao invés disso, quando experimentasse o medo, de forma intencional, ele buscaria confiar na proteção de Deus. Isso porque ele conhecia muito bem a fidelidade do Senhor e, por isso, sabia que podia descansar.

Portanto, assim como Davi, diante das inúmeras adversidades que se levantam em nossas vidas, trazendo medo, preocupação e ansiedade, devemos exercitar a confiança em Deus. Quando essas emoções surgirem em nossos corações, como respostas naturais de seres humanos de carne e osso, devemos nos prostrar diante de Deus, como Davi fez. Apresentando nossas angústias a Ele, exercitamos nossa fé, descansando no fato de que nosso Deus é fiel e tem cuidado de nós.

Reflita no fato de que Deus é soberano sobre sua criação. Ele detém o controle nos mínimos detalhes. Mas não apenas isso; o Criador e Sustentador do cosmos é nosso Pai. Por isso, podemos descansar verdadeiramente em seu cuidado.

Além disso, devemos refletir no fato de que, quando Jesus retornar para buscar a sua igreja, experimentaremos um novo tempo em nossa existência. Nos novos céus e nova terra, não haverá mais ameaças e, por isso, não haverá mais medo. Não sentiremos mais ansiedade, tampouco preocupações. Viveremos eternamente na presença de Deus, onde experimentaremos a verdadeira paz e as mais profundas alegrias.

Reflita nessas maravilhosas verdades e permita que a paz que excede o entendimento invada seu coração, minimizando qualquer sentimento de medo, ansiedade e preocupação.

Petição

Senhor, ajuda-me a descansar em Ti. Obrigado pelo teu amor, sei que tens cuidado de mim. 

Aplicação

Exercitarei o descanso em Deus.