Leitura: Salmos 61

Seleção

Ó Deus, ouve meu clamor! Escuta minha oração! Dos confins da terra clamo a ti, com meu coração sobrecarregado. Leva-me à rocha alta e segura, pois és meu refúgio e minha fortaleza, onde meus inimigos não me alcançarão. Permite-me viver para sempre em teu santuário, seguro sob o abrigo de tuas asas!

Salmos 61.1-4

Observação

Aqueles que surfam entenderão a ilustração que farei. Quando estamos no mar, esperando uma boa onda, algumas vezes não percebemos que uma sequência de ondas quebra em um ponto mais à frente de onde estamos. Por causa disso, em especial quando as ondas estão grandes, o “espumeiro” (que é como chamamos a onda que já quebrou) nos alcança e nos leva para o fundo. Após alguns segundos sob a água, enfim conseguimos pegar um pouco de ar para então ser submersos por uma nova onda. Esse processo, às vezes, pode ser repetido 3, 4, 5 ou mais vezes. O ar vai acabando e nossas forças vão se esvaindo.

Muitas vezes é isso que experimentamos na vida. Um problema que não esperávamos vem e nos “submerge”. Quando estamos nos reerguendo, outro problema vem. E, após uma sucessão de desafios, vamos perdendo as forças e nossa alma vai desfalecendo. Nos sentimos fracos, abatidos e sobrecarregados. Muitas vezes pensamos em desistir.

Não sabemos os detalhes que envolviam a composição desse Salmo, mas sabemos que, durante o reinado de Davi, muitas foram as guerras e batalhas. E, como sempre, ele sabia que poderia buscar refúgio no Senhor.

Da mesma forma devemos proceder. Quando as ondas da vida nos submergirem, devemos recorrer ao nosso Deus. Ele nos leva a uma rocha alta e segura; Ele é nosso refúgio e fortaleza; sob suas asas encontramos abrigo e segurança.

Talvez você esteja se sentindo assim… sobrecarregado, abatido e fraco. Sente suas forças desfalecendo… Sente que sua alma está definhando… Parece que não há mais ânimo para superar os problemas. Mas não se esqueça! Temos um Deus que se compadece de seus filhos. Ele é o socorro presente na hora da angústia.

Então, recorra a Ele em oração. Abra seu coração e apresente suas súplicas. Em tempo oportuno, Ele fará você vencer cada uma dessas batalhas. Mas, até que isso aconteça, aproveite essa oportunidade para aprender a confiar e a descansar nEle. Talvez, essas sucessivas aflições sejam justamente os meios pelos quais Deus tem chamado você para perto dEle.

Petição

Senhor, dê-me força para enfrentar os desafios da vida. Ajuda-me a suportá-los com fé.

Aplicação

Exercitarei a confiança em Deus.