Leitura: Marcos 7

Seleção

Jesus respondeu: Bem profetizou Isaías a respeito de vocês, hipócritas, como está escrito: “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos humanos.” Rejeitando o mandamento de Deus, vocês guardam a tradição humana. 

Mt 7.6-8

Observação

Nesse trecho, Jesus faz uma forte crítica aos líderes religiosos do judaísmo. Eles estavam questionando Jesus pelo fato de seus discípulos não lavarem as mãos antes das refeições, como o costume judaico instruía. 

A resposta de Jesus mostrou que aqueles homens cumpriam meramente preceitos da tradição humana, mas seus corações estavam longe de Deus. Sua suposta obediência se resumia a uma série de rituais que tinham aparência de piedade em sua época, porém apenas evidenciavam sua hipocrisia.

Nos versos seguintes, Jesus afirmou que o que nos contamina espiritualmente não é o que comemos ou como comemos. E sim, o que está em nosso coração, como, por exemplo, os maus pensamentos, a imoralidade sexual, o furto, o adultério, a avareza, entre outros.

Por isso, Jesus nos convida a sondarmos nosso coração a fim de avaliarmos o que está por trás de nossos atos e palavras. Ele nos convida a uma avaliação de nossas motivações, desejos, pensamentos ou mesmo de nossas ações quando ninguém está nos vendo.

Cristianismo não se resume a um conjunto de preceitos e rituais a serem seguidos. Não se trata apenas da aparência exterior ou mesmo de palavras de sabedoria. E sim, de corações transformados cujas vidas cotidianas evidenciam coerência com aquilo que creem.

Ser um seguidor de Jesus implica em não somente honrá-Lo com os lábios levantando as mãos durante um culto de adoração. Um discípulo de Cristo vive uma vida que expressa um genuíno amor a Deus e ao próximo. Um amor que se manifesta de forma prática e cotidiana e não de aparência exterior. 

Meu irmão, minha irmã, ser cristão não é apenas seguir tradições religiosas humanas. Talvez você esteja simplesmente reproduzindo certas práticas comuns às igrejas, mas seu coração pode estar longe de Jesus. Avalie-se! Como anda seu coração?

Oração

Senhor Jesus, sonda meu coração. Vê se há em mim algum caminho mau. Mostra-me como andam minhas motivações. Mostra-me meu caráter. E, por favor, cura cada falha em minha vida. Torna-me mais parecido contigo, não somente na aparência exterior, mas na profundidade do coração.

Aplicação

Buscarei me avaliar constantemente.