Leitura: Mateus 28

Seleção

E, retirando-se elas apressadamente do sepulcro, tomadas de medo e grande alegria, correram para anunciar isso aos discípulos. E eis que Jesus veio ao encontro delas e disse: Salve! E elas, aproximando-se, abraçaram os pés dele e o adoraram. Então Jesus lhes disse: Não tenham medo!

Mt 28.8-10

Observação

No domingo pela manhã, Maria Madalena, Maria (mãe de Tiago) e Salomé dirigiram-se ao sepulcro onde estava o corpo de Jesus, com a intenção de ungi-Lo com óleos aromáticos, conforme a tradição da época. Ao chegarem lá, depararam-se com um anjo que lhes anunciou que Ele havia ressuscitado. Orientadas a compartilhar essa notícia com os outros discípulos, partiram prontamente. Em um misto de medo e alegria, Jesus apareceu diante delas, confortando-as com a seguinte fala: “Não tenham medo!”

Essa breve frase proferida por Jesus carregava um profundo significado. Tanto aquelas mulheres quanto os outros discípulos de Jesus estavam sem esperança após a morte de seu Mestre. Questionavam-se sobre o rumo de suas vidas, já que o sonho de um novo reino parecia desvanecer-se. Entretanto, Jesus lhes assegurou: “Não tenham medo!”

Quantos de nossos sonhos foram interrompidos? Quantas vezes nossas esperanças foram desfeitas? Em quantas ocasiões nos sentimos desanimados por não vislumbrarmos solução para determinada situação? Contudo, Jesus nos conforta: “Não tenham medo!” Ele triunfou sobre o mais difícil dos inimigos, a morte! Este fato nos deve inspirar a ter a esperança de que ELE É CAPAZ DE TODAS AS COISAS! Nada foge ao Seu controle.

O sábado foi um dia de lamento, mas o domingo trouxe a renovação das esperanças. O sábado foi permeado por lágrimas e angústia, mas o domingo foi inundado por alegria e exultação!

Talvez você esteja vivendo um dos “sábados” da vida – aqueles dias em que o desânimo se instala e não enxergamos saída. No entanto, é importante compreender que Jesus está no comando dessa situação e assegura que um novo amanhã se erguerá, repleto de alegria. Portanto, “Não tenham medo!”

Além disso, nossa expectativa não se limita a um único dia melhor em nossas vidas. Lançamos o olhar para os dias da eternidade, conscientes de que lá, sim, nossa alegria será plena. As lágrimas cessarão, a depressão não encontrará lugar em nós e o desânimo não subsistirá. Pois nesse lugar, viveremos uma alegria completa, encontrando-nos face a face com Jesus. Ele está dizendo a você: “não tenho medo!”.

Oração

Senhor Jesus, obrigado pela esperança e segurança que o Senhor me traz. Sei que se estou no vale da sombra da morte, tua mão continua a me guiar me conduzindo para um lugar de paz e segurança.

Aplicação 

Descansarei com a expectativa da eternidade.