Leitura: Mateus 26

Seleção

Em seguida, Jesus foi com eles a um lugar chamado Getsêmani. E disse aos discípulos: Sentem-se aqui, enquanto eu vou ali orar. E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a sentir-se tomado de tristeza e de angústia. Então lhes disse: A minha alma está profundamente triste até a morte; fiquem aqui e vigiem comigo. E, adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, que passe de mim este cálice! Contudo, não seja como eu quero, e sim como tu queres. 

Mt 26:36-39

Observação

Jesus estava prestes a ser capturado pelos guardas do Templo. Sabendo disso, levou consigo seus discípulos mais próximos para o jardim do Getsêmani para orar. Tomado de tristeza e profunda angústia, Lucas nos diz que seu suor se transformou em sangue, tamanho era o nível de estresse.

Sua angústia não estava relacionada ao sofrimento físico ou à humilhação que receberia nas próximas horas. Jesus estava prestes a receber sobre Si o cálice da ira santa e justa de Deus Pai. Esse é o mistério da propiciação. A ira do Deus Criador, que seria derramada sobre pecadores, foi desviada e colocada sobre Aquele que não tinha qualquer pecado.

A alma de Jesus padeceria, pois receberia a culpa pelo nosso pecado, assim como a punição vinda do Pai. Em uma oração sincera, Ele pede para que aquele cálice fosse afastado, tamanha era a angústia que sentia. No entanto, Ele sabia que tinha uma missão a cumprir e que iria até o fim. Por isso, por mais que sua alma desejasse o alívio daquela dor, ao fim Ele diz: “Contudo, não seja como eu quero, e sim como tu queres”.

Aqui vemos um dos ensinamentos mais impactantes para os nossos dias. Em tempos em que tanto buscamos fugir do sofrimento quanto focamos nossas energias nos prazeres da vida, Jesus nos ensina o contrário. Mais do que fugir do sofrimento, importa que obedeçamos. No fim das contas, o que interessa é obedecer à vontade do Pai e isso basta. Ainda que obedecer custe, em alguma medida, o nosso sofrimento. Como o apóstolo Paulo diz: “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. Ou seja, até mesmo o nosso sofrimento colabora para o nosso bem, ainda que não entendamos naquele instante de angústia.

Isso sim é a verdadeira fé. Não se trata apenas de pensamento positivo ou palavras positivas. Trata-se de permitir que Deus nos conduza em cada situação da vida, confiando que nosso Pai tem o melhor para nós, mesmo que não consigamos entender. Diante disso, simplesmente entregue-se a Ele, confiando que o melhor acontecerá. Ainda hoje, vá aos pés do Pai e diga:

Oração

Senhor, não desejo um caminho em que haja dor, angústia ou sofrimento. Mas sei que os teus caminhos são maiores do que os meus. Sei que tens o melhor para mim. Por isso, entrego minha vida a Ti e descanso no fato de que conduzirás meus passos pelo melhor caminho. 

Aplicação 

Buscarei confiar cada dia mais em Deus.