Leitura: Mateus 25

Seleção

Quando o Filho do Homem vier na sua majestade e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória. Todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos: porá as ovelhas à sua direita e os cabritos, à sua esquerda. — Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, benditos de meu Pai! Venham herdar o Reino que está preparado para vocês desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; eu era forasteiro, e vocês me hospedaram; eu estava nu, e vocês me vestiram; enfermo, e me visitaram; preso, e foram me ver.” 

Mt 25.31-36

Observação

Jesus continua a falar sobre seu retorno triunfal. Nesse glorioso dia, todos os seres humanos, sejam vivos ou mortos, serão julgados. Suas ovelhas serão absolvidas, enquanto aqueles a quem ele se refere como cabritos serão condenados. A evidência de que alguém pertence às ovelhas de Jesus é que sua vida expressa de maneira prática aquilo em que acredita. Uma verdadeira ovelha de Jesus se esforçará para servir àqueles que estão necessitados. Jesus menciona dar comida ao faminto, oferecer água ao sedento, acolher o estrangeiro, vestir aqueles que estão desprovidos de roupas e visitar os enfermos e os presos.

Portanto, o que Jesus está comunicando é que os verdadeiros filhos de Deus não vivem somente para si mesmos, mas buscam aliviar o sofrimento do próximo. Isso não significa que nossas boas ações nos levarão à salvação, mas sim que uma das características de alguém verdadeiramente salvo é a prática de boas ações.

Jesus nos convida novamente a uma autoavaliação. Se realmente possuímos a fé que professamos, inevitavelmente realizaremos ações que manifestam amor pelo próximo. Além das ações mencionadas por Jesus, podemos estender isso para qualquer tipo de apoio a quem necessita. Isso pode incluir desde uma conversa amiga, apoio durante dificuldades, encorajamento diante do medo ou até mesmo uma repreensão amorosa.

O fato é que as ovelhas de Jesus aprenderam com seu Mestre que é melhor dar do que receber, encontrando satisfação na alegria do próximo. Elas preferem estar na posição de servir ao invés de serem servidas. Concentram-se tanto nas próprias necessidades quanto nas necessidades dos outros. Em resumo, são pessoas que verdadeiramente amam a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmas. No final deste capítulo, Jesus menciona o destino trágico dos cabritos, que não colocaram o amor ao próximo em ação. Nas próprias palavras de Jesus, esses indivíduos enfrentarão o castigo eterno.

O ensinamento de hoje de Jesus nos instiga a viver uma vida de amor altruísta e a servir aqueles que estão necessitados. Que nossos olhos estejam atentos às necessidades daqueles que nos rodeiam e que estejamos dispostos a viver em prol daqueles que precisam.

Oração

Senhor, ajuda-me a tirar a atenção de mim mesmo e focar nas necessidades de quem está ao meu redor.

Aplicação 

Buscarei ficar mais atento ao próximo.