Leitura: Mateus 24

Seleção

Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. Pois assim como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem. Pois assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. 

Mt 24.36-39

Observação

Jesus voltará! Certamente, você já ouviu essa frase. Sim, Jesus retornará, e esse evento pegará muita gente de surpresa. Por isso, somos exortados a nos mantermos atentos.

A história de Noé é uma espécie de sombra que ilustra como será o retorno de Jesus. Naquele tempo, Noé recebeu instruções para construir uma arca que salvaria sua família da destruição provocada pelo dilúvio. Enquanto isso, a população vivia uma vida devassa e imoral, sem se preocupar com o dia de amanhã. As águas vieram, e somente Noé e sua família sobreviveram, repovoando a Terra.

Vivemos dias semelhantes aos de Noé. A imensa maioria da população não pensa e não está preocupada com o retorno de Jesus. Boa parte nem acredita nessa verdade. Por isso, vivem uma vida regada por imoralidades, devassidão e corrupção, sem qualquer sentimento de culpa.

No entanto, a condenação eterna é real! Jesus voltará e julgará os vivos e os mortos. Aqueles que confiam nEle como seu Salvador e Senhor sobre suas vidas viverão a ETERNIDADE no que a Bíblia chama de Novos Céus e Nova Terra. Um lugar onde não haverá mais choro, dor, sofrimento, doenças, pecado ou mesmo a morte.

Por outro lado, aqueles que não confiam em Jesus como Salvador de suas vidas, que vivem para os seus próprios prazeres, que caminham segundo seus próprios desejos, que vivem de forma autônoma de Deus, perecerão no que a Bíblia chama de Lago de fogo e enxofre. Por mais que acreditem em Deus e em Jesus, não vivem uma vida de submissão ao Deus Trino e, por isso, padecerão por toda a ETERNIDADE sob a ira santa de Deus.

Talvez você esteja lendo essas linhas enquanto pensa sobre a própria vida imoral e devassa. Talvez esteja se dando conta de que o fato de acreditar em Jesus não tem produzido transformação de caráter e comportamento. Creio que é o próprio Jesus despertando sua atenção e lhe chamando. Entregue sua vida DEFINITIVAMENTE ao controle dEle! Ele é um Deus de amor que não levará em conta os pecados daqueles que, humildemente, se arrependem. Ele diz: “Vinde a mim, vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”.

Oração

Senhor, que eu me compadeça das pessoas que não se entregaram a Ti. Dê-me um senso de urgência para me dedicar cada dia mais na capacitação dos teus filhos para tua santa obra.

Aplicação 

Continuarei a me dedicar arduamente na capacitação dos santos.