Leitura: Mateus 23

Seleção

Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês são semelhantes aos sepulcros pintados de branco, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! Assim também vocês, por fora, parecem justos aos olhos dos outros, mas, por dentro, estão cheios de hipocrisia e de maldade. 

Mt 23:27,28

Observação

No capítulo 23, vemos o mais longo discurso de Jesus criticando os líderes espirituais do judaísmo. Se, nos capítulos anteriores, vemos diversas críticas, aqui vemos uma fala pesada vinda do Filho de Deus. Neste trecho, Ele repete a palavra “hipócritas” sete vezes. Uma pessoa hipócrita é aquela que fala uma coisa e faz outra completamente diferente. Ela finge ser quem ela não é. É um impostor, um farsante.

Essa dura crítica de Jesus se deu porque estes homens, estudiosos do Antigo Testamento, faziam de tudo para impressionar o povo. Queriam passar uma imagem de pessoas tementes a Deus e estritamente obedientes. Mas Jesus, que conhecia o coração desses homens, atenta para o fato de que o que nos contamina é o nosso interior. Ou seja, praticar certos rituais ou mesmo boas obras não é garantia alguma de que ali há um coração puro.

Vivemos dias muito semelhantes a esses dias de Jesus. As mídias sociais potencializam o desejo de parecer aquilo que não somos. Colocamos máscaras e vivemos personagens, porque no fim, desejamos a atenção, reconhecimento e admiração das pessoas. O problema é que muitos se mostram belos por fora, mas podres por dentro. É como um caixão pintado de branco que possui certa beleza, mas carrega dentro de si ossos de alguém que morreu há anos.

O convite de Jesus é que façamos uma avaliação do nosso coração. Por mais que pareçamos justos aos olhos dos outros, o que conta é o nosso interior. Não adianta parecer temente a Deus mas, por dentro, ser cheio de hipocrisia e maldade.

Ao ler estas linhas, talvez, você esteja chegando à conclusão que a hipocrisia é uma marca de sua vida. Que tudo que você faz é para chamar a atenção das pessoas, mostrando quem você não é. O pior é que esta máscara está tão atada ao seu rosto que parece ser impossível tirá-la.

Não se desespere, porque existe esperança. Reconheça, diante de Jesus, sua pecaminosidade e hipocrisia e faça das palavras de Davi as suas: “Cria em mim, Senhor, um coração puro”. Então, Jesus derramará Sua graça. Porque Ele perdoa os corações verdadeiramente humildes, quebrantados e arrependidos. Não perca mais tempo. Você não precisa mentir mais para si mesmo. Há uma vida leve esperando você, longe dessas máscaras.

Oração

Senhor Jesus, vê se há em mim algum caminho mau. Mostra-me minhas falhas. Até mesmo aquelas que escondo de mim mesmo. Perdoa-me e dê-me um coração puro.

Aplicação 

Continuarei fazendo uma auto-avaliação minuciosa do meu coração.