Leitura: Mateus 22

Seleção

— Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Jesus respondeu: “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.” Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.”

Mt 22.36-39

Observação

Querendo colocar Jesus à prova, um religioso judaico, pergunta qual era o principal mandamento da Lei de Moisés. Seu intuito era pegar Jesus em uma possível contradição. Os judeus procuravam seguir religiosamente os 613 preceitos e sempre discutiam entre si a respeito de qual destes seria o mais importante.

Os judeus viviam sob um pesado fardo de mandamentos.Procuravam cumprir sistematicamente tudo quanto fosse possível. Tornando o sistema judaico um complexo emaranhado de normas, difícil de ser cumprido.

Ao longo de seu ministério, Jesus vem mostrando que toda a Lei de Moisés não se tratava meramente de regras exteriores, mas havia princípios profundos por trás. Que o que contava mesmo não era tanto as expressões exteriores de obediência, mas a condição do coração. Jesus mostrou, por exemplo, que tanto o adultério quanto o assassinato acontecem já no coração da pessoa, antes mesmo de ser consumado.

Neste diálogo, Jesus aponta para aqueles que seriam um resumo de toda a Lei de Moisés e que seriam o norte da Nova Aliança: amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como nós mesmos nos amamos. O amor, mais do que um sentimento, é uma disposição em querer o bem, que redundará em fazer o bem. Portanto, amar a Deus significa ter uma disposição no coração de colocá-Lo como prioridade máxima de nossas vidas. Em termos práticos, isso significa ter uma vida marcada pela oração, contemplação, meditação bíblica e adoração nos cultos dominicais. Essa é a expressão vertical do nosso amor.

A expressão horizontal diz respeito ao amor ao próximo na mesma medida em que nos amamos. O problema é que vivemos tempos marcados pelo egoísmo. Nossas expressões para com o próximo, normalmente, são marcadas pelo desejo de recompensa. Mas Jesus nos ensina que precisamos ter a disposição de amar ao próximo; precisamos ter o interesse em servi-lo.

Quando olhamos para o cristianismo sob essas duas óticas, percebemos como é leve. Nos enchemos do amor de Jesus nos momentos de oração, meditação e adoração e compartilhamos esse amor nos demais momentos de nossas vidas. Experimente nutrir essas duas expressões de amor e você verá simplesmente sua vida fluindo de forma leve e natural. Amar é a expressão mais prazeirosa que o ser humano pode experimentar. Nascemos para amar.

Oração

Senhor Jesus, ajuda-me a Te amar genuinamente, assim como, capacita-me a amar ao próximo. Ajuda-me a eliminar o egoísmo da minha vida. Que teu amor flua por meio de mim.

Aplicação

Exercitarei o amor a Deus e ao próximo, diariamente.