Leitura: Mateus 21

Seleção

Jesus entrou no templo e expulsou todos os que ali vendiam e compravam. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. E disse-lhes: Está escrito: “A minha casa será chamada ‘Casa de Oração’.” Mas vocês estão fazendo dela um covil de salteadores.

Mt 21:12-13

Observação

Quando lembramos de Jesus, o que nos vem à mente é sua postura mansa e humilde. Aquele que buscava diminuir o sofrimento de um povo fadigado e oprimido. Aquele que curava enfermos e expulsava demônios. Aquele que trazia esperança de perdão de pecados. No entanto, o que vemos aqui, é um Jesus indignado com o que haviam feito do Templo, que era o lugar sagrado para os judeus; o local onde se prestavam sacrifícios e onde Deus se manifestava.

Jesus trazia consigo um profundo zelo pelas coisas de seu Pai. E a casa de Deus havia se transformado em um comércio. Feirantes vendendo animais para o sacrifício. Cambistas trocando dinheiro com taxas exorbitantes. Sacerdotes enriquecendo às custas do povo. Deus havia se tornado uma ferramenta de lucro e o Templo um covil de salteadores, ou seja, esconderijo de ladrões.

Porém Jesus veio para purificar o Templo de Deus. Mas, afinal de contas, onde está o Templo de Deus, tendo em vista que este Templo foi destruído pelos romanos no primeiro século da era cristã? A Bíblia diz que, agora, nós somos o Templo de Deus. Eu, você e nossos irmãos somos o local onde Deus habita na Terra. O Templo desse tempo não é o prédio da igreja que frequentamos, mas as nossas próprias vidas. Portanto, o que Jesus está nos ensinando hoje é que este Templo, ou seja, nós mesmos, precisa ser purificado.

E essa purificação não significa meramente uma mudança superficial de comportamentos. Porque Jesus não veio para trazer dicas práticas para a vida cotidiana. Significa uma transformação radical de nossos corações. Significa uma purificação de nossas vontades, desejos e pensamentos, ou seja, de tudo aquilo que está no interior de nosso ser. Porque ele veio para nos purificar!

Mas essa limpeza não é feita por nós mesmos. É Jesus que expulsa a podridão do nosso coração. O que cabe a nós é permitir que Ele acesse o que chamo de “as nossas sombras”. Os locais escuros e sujos que somente Jesus pode iluminar e limpar.

Faça uma autorreflexão a respeito dessas sombras. O que você tem tentado esconder de Jesus e de você mesmo? Por mais dolorido que seja, permita-se ser purificado. Você não precisa carregar essa sujeira. Ele veio para nos purificar e deixar nossas vidas muito mais leves.

Oração

Senhor Jesus, abro meu coração para que o Senhor acesse minhas sombras e me purifique completamente. Livra-me de tudo aquilo que me contamina.

Aplicação

Continuarei refletindo sobre minhas sombras.