Leitura: Mateus 18

Seleção

Naquela hora, os discípulos se aproximaram de Jesus e perguntaram: Quem é o maior no Reino dos Céus? E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles e disse: Em verdade lhes digo: se vocês não se converterem e não se tornarem como crianças, de maneira nenhuma entrarão no Reino dos Céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus.

Mateus 18:1-4

Observação

Observando textos como este, percebemos que os discípulos de Jesus ainda tinham uma compreensão errada a respeito do Reino dos Céus. Possivelmente, ainda pensavam que se tratava de um reino terreno, envolvendo poder político e hierarquia entre cargos. Estavam preocupados com posições, preeminência e destaque.

Jesus, então, mostra que a lógica do Reino dos Céus é inversa à lógica do mundo. Os maiores são os humildes, e não os poderosos. Para isso, Ele faz uma ilustração com base nas crianças. Naquele tempo, as crianças eram pouco valorizadas. Os adultos não lhes davam atenção. Não havia estatuto da criança ou qualquer outro artifício legal que lhes garantisse direitos. Muito pelo contrário; elas eram preteridas.

A figura de uma criança, aqui, ilustra a dependência (e não a inocência, como muitos pensam). Crianças são completamente dependentes de adultos. Tanto para se alimentar, se proteger ou mesmo aprender as coisas da vida. E, por serem dependentes, naturalmente não se colocam em uma posição de independência, orgulho ou auto-suficiência.

O que Jesus está explicando é que o Reino dos Céus pertence às pessoas humildes, que reconhecem que sem Deus seria impossível viver. São pessoas que sabem que desde a provisão, à proteção e o direcionamento para a vida vêm do Senhor. Pessoas que descansam mesmo diante das adversidades, pois têm certeza de que o Pai está cuidando de cada detalhe. Entregam seus caminhos, sonhos e projetos a Deus, sabendo que Ele conduzirá cada passo.

Deus resiste ao soberbo, mas derrama graça ao humilde. Pessoas auto-suficientes, independentes e orgulhosas são rejeitadas por Deus e são entregues às próprias paixões. Por outro lado, pessoas que reconhecem suas limitações, falhas e pecados e entendem que sem Jesus nada podem fazer, a essas sim, as portas do Reino dos Céus são abertas.

Aqueles que desejam lugar de destaque no Reino de Deus serão considerados pequenos. Mas aqueles que se colocam em seu lugar de humildade e completa dependência, estes sim, são considerados grandes diante de Deus. Sejam como crianças!

Oração

Senhor Jesus, reconheço minhas limitações, falhas e pecados. Reconheço que sem ti, nada posso fazer. Perdoa meu senso de autonomia que muitas vezes toma conta de mim. Ajuda-me a estar aos teus pés todos os dias.

Aplicação

Exercitarei minha dependência de Jesus todos os dias.