Leitura: Mateus 17

Seleção

Quando eles estavam reunidos na Galileia, Jesus lhes disse: O Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens, e estes o matarão; mas, ao terceiro dia, ressuscitará. Então os discípulos ficaram muito tristes.

Mateus 17:22-23

Observação

Jesus sabia que Sua missão era morrer, pois era necessário que o fizesse para que a culpa pelos nossos pecados recaísse sobre Ele. Contudo, Sua morte não seria o fim, pois Ele também sabia que ressuscitaria ao terceiro dia. A morte não O derrotaria, e Ele venceria o pior inimigo dos homens ao ressuscitar.

O que chama minha atenção é o fato de os discípulos ficarem tristes com esse fato. É compreensível, uma vez que eles ainda não compreendiam a totalidade do que isso significava. Eles esperavam que Jesus fosse uma espécie de libertador nos moldes de Moisés, que libertou o povo do domínio Egípcio. Da mesma forma, esperavam que Jesus os libertasse do domínio romano.

Entretanto, Jesus oferecia outro tipo de liberdade, a libertação da escravidão de nossos pecados. Assim como um escravo precisava ser comprado para ser liberto, o preço para nossa libertação da escravidão do pecado seria tão alto quanto a morte do Filho de Deus, Jesus Cristo.

Ser escravo do pecado significa não ter a liberdade de evitá-lo, viver refém de certas práticas. Mas o sangue derramado de Jesus na cruz do Calvário é o valor necessário para nos comprar e nos libertar dessa escravidão. Basta reconhecer esse fato e desejar viver uma vida livre das práticas passadas.

Um escravo não tem a liberdade para viver longe de seu senhor. Alguém escravizado pelo pecado não consegue viver de forma diferente, a não ser que alguém pague o preço necessário por sua liberdade. E esse preço já foi pago. Se você reconhece que o sangue derramado de Jesus o salvou da condenação eterna, assim como o libertou da escravidão do pecado, você é verdadeiramente livre. E se você é livre, as correntes que o prendiam às práticas pecaminosas não o seguram mais. Por causa disso, você pode viver uma vida muito mais abundante e feliz.

O pecado ilude o pecador, prometendo grande satisfação, mas entregando prazeres passageiros. Por outro lado, uma vez livres desses prazeres efêmeros, podemos encontrar em Jesus a verdadeira fonte de alegria, satisfação e felicidade. Você não precisa mais viver preso às correntes do pecado. Você pode ser verdadeiramente livre! O preço da sua liberdade já foi pago! Como se apropriar dessa verdade? Faça a oração mais sincera de sua vida, entregando-se a Jesus como seu Salvador e Senhor.

Oração

Querido Jesus, eu jamais conseguiria me libertar da escravidão do pecado. Obrigado pelo preço pago em meu favor. Por isso sou grato e desejo viver todos os dias de minha vida expressando essa gratidão. Sim, Tu és meu Salvador e Senhor sobre minha vida.

Aplicação

Viverei longe do pecado, porque sou LIVRE!