Leitura: Mateus 17

https://open.spotify.com/episode/5xys86NWgJZR1jygkV6Gqz?si=oNWqUiRwQQOnaZy5j955Sg

Seleção

Quando eles estavam reunidos na Galileia, Jesus lhes disse: O Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens, e estes o matarão; mas, ao terceiro dia, ressuscitará. Então os discípulos ficaram muito tristes.

Mateus 17:22-23

Observação

Jesus sabia exatamente qual era Sua missão: morrer em nosso lugar. Ele compreendia que era necessário carregar sobre Si a culpa pelos nossos pecados. Mas Sua morte não seria o fim; ao terceiro dia, Ele ressuscitaria, derrotando a morte e vencendo o maior inimigo da humanidade. Sua vitória sobre a morte nos garante esperança eterna.

Mas que chama a atenção nessa narrativa é a tristeza dos discípulos ao ouvirem Jesus falar de Sua morte. Eles ainda não compreendiam o alcance do que estava prestes a acontecer. Suas expectativas estavam voltadas para uma libertação política, semelhante à de Moisés, que libertou Israel do domínio egípcio. Eles imaginavam que Jesus os livraria do império romano. Porém, Jesus oferecia uma liberdade muito maior e mais profunda: a libertação do poder escravizador do pecado.

A escravidão do pecado é devastadora. Quem está preso a ele não consegue se libertar sozinho, vivendo sob o domínio de práticas que escravizam. Mas Jesus, com Seu sangue derramado na cruz, pagou o preço necessário para nos comprar dessa escravidão. A nossa liberdade foi adquirida a um alto custo – o sacrifício do próprio Filho de Deus. Reconhecer esse sacrifício e desejar viver de forma diferente é o primeiro passo para uma vida de verdadeira liberdade.

Um escravo não pode simplesmente se libertar; alguém precisa pagar o preço por ele. Da mesma forma, estávamos presos ao pecado, incapazes de nos livrarmos sozinhos. Mas o preço já foi pago! Se você crê que o sangue de Jesus foi derramado para te salvar da condenação eterna e te libertar do pecado, você é livre. Suas correntes foram quebradas, e agora você pode viver de forma abundante e plena, desfrutando da verdadeira felicidade.

O pecado promete satisfação, mas entrega apenas prazeres momentâneos. Jesus, por outro lado, nos oferece alegria verdadeira e duradoura. Se você está cansado das correntes do pecado, saiba que a sua liberdade já foi comprada. Para se apropriar dessa verdade, faça a oração mais sincera de sua vida, entregando-se a Jesus como seu Salvador e Senhor. Em Cristo, você pode ser verdadeiramente livre!

Oração

Querido Jesus, eu jamais conseguiria me libertar da escravidão do pecado. Obrigado pelo preço pago em meu favor. Por isso sou grato e desejo viver todos os dias de minha vida expressando essa gratidão. Sim, Tu és meu Salvador e Senhor sobre minha vida.

Aplicação

Viverei longe do pecado, porque sou LIVRE!