Leitura: Mateus 14
Seleção
Mt 14.28-33
Então Pedro disse: Se é o Senhor mesmo, mande que eu vá até aí, andando sobre as águas. Jesus disse: Venha! E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas e foi até Jesus. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a afundar, gritou: Salve-me, Senhor! E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, o segurou e disse: Homem de pequena fé, por que você duvidou? Subindo ambos para o barco, o vento cessou. E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente o senhor é o Filho de Deus!
Observação
Nunca ouvi falar a respeito de alguém que tenha caminhado sobre as águas, como Pedro o fez. Os primeiros passos foram certeiros. Sem titubear, pela fé na palavra de Jesus, Pedro caminhou sobre as águas. Mas o vento era assustador. Diante do medo, ele começou a afundar. No entanto, apesar de ter fraquejado, Jesus estava ali para garantir que nenhum mal lhe sobreviesse.
Essa história ilustra muitas de nossas jornadas. Começamos projetos, cheios de fé e coragem, mas as dificuldades no meio do caminho nos desencorajam e o medo nos faz afundar.
Talvez essa narrativa ilustre a sua caminhada no cristianismo. Os primeiros passos eram cheios de fé e coragem. Buscava ir ao encontro de Jesus diariamente. Mas as provações da vida esmoreceram aquela fé pujante de outros tempos. O medo fez com que você começasse a afundar em seus sentimentos ruins.
Essa história pode ilustrar também algum projeto relacionado ao ministério. Você teve a convicção de que Deus o chamava para determinado passo. Planejou nos mínimos detalhes, começou a jornada, mas os desafios começaram a aparecer e o medo tomou conta.
Quem sabe ainda, essa história aponte para um projeto profissional que você desistiu. Uma nova carreira, a criação de um novo negócio, ou seja lá o que for. Os desafios da jornada fizeram você desistir.
Facilmente o medo toma conta de nossas vidas e nos paralisa. Mas pense bem. Talvez você tenha afundado no mar das preocupações em algum momento de sua vida. Isso pode ter lhe frustrado e entristecido. Mas você chegou até aqui! Se você está vivo é porque a mão de Jesus estava amparando você quando mais precisava! Isso mostra que as ondas da vida nunca nos submergirão. Por isso, devemos nos encher novamente de fé, sabendo que, se Ele está chamando, devemos simplesmente OBEDECER, pois Ele nos sustentará! Tire os olhos dos ventos e das ondas e fixe-os apenas em Jesus! Se Ele chamou você para caminhar por fé, Ele estará ali para amparar, mesmo que comece a afundar.
Oração
Senhor Jesus, dê-me coragem para prosseguir na caminhada de fé, mesmo diante dos ventos fortes. Ajuda-me a olhar fixamente para Ti, sem me preocupar com as tempestades.
Aplicação
Continuarei caminhando por fé.