Leitura: Mateus 13

Seleção

E de muitas coisas lhes falou por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram. […] Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um.

Mt 13:3-8

Observação

Jesus está contando uma parábola, ou seja, uma história fictícia que traz um ensinamento. Se você leu o capítulo 13, pode perceber que, a partir do verso 18, Jesus traz a explicação para essa parábola. Ele explica que a ideia de semear se compara ao espalhamento da Palavra de Deus. Os ouvintes são representados pelos locais onde a semente foi semeada.

Diante disso, hoje desejo me ater à palavra que foi semeada entre espinhos. Esses espinhos cresceram e sufocaram a planta que estava começando a nascer. No verso 22, Jesus diz que os espinhos são as preocupações do mundo e a fascinação pelas riquezas. Ambos sufocam a palavra e impedem a frutificação.

Simbolicamente falando, o fruto esperado da semeadura da Palavra de Deus é a transformação de vida. Ou seja, colocar em prática o que aprendeu. Porém, como Jesus exemplifica, tanto as preocupações do mundo quanto a fascinação pelas riquezas são como espinhos que impedem a frutificação, ou seja, impedem a transformação dos corações.

Ambos, tanto as preocupações quanto a paixão pelas riquezas, têm o poder de desviar a atenção daqueles que começaram a se interessar pelas coisas de Deus. Num primeiro momento, há alegria por conhecerem mais sobre Jesus. No entanto, rapidamente perdem o foco, pois as preocupações e as riquezas despertam mais atenção e interesse.

Mas posso garantir-lhes que o excessivo foco nas preocupações é uma estratégia ineficiente. Quando buscamos Jesus e as coisas do seu Reino de Deus, os problemas da vida tendem a se tornar cada vez menores, e nos tornamos muito mais assertivos em sua resolução. Por outro lado, garanto também que as riquezas da vida proporcionam prazeres efêmeros e mínimos quando comparados ao prazer que as coisas do Reino de Deus oferecem.

Diante disso, creio que Jesus está convidando você a não permitir que os espinhos da vida tirem sua atenção da Palavra de Deus. Ele deseja que as sementes frutifiquem. E você tem a responsabilidade de nutrir essas sementes que já alcançaram seu coração. No tempo oportuno, elas começarão a frutificar.

Oração

Senhor Jesus, ajuda-me a arrancar os espinhos que impedem os frutos em minha vida. Que nem as preocupações, tampouco as riquezas, afastem meu foco das coisas do teu Reino.

Aplicação

Ficarei atento aos espinhos da vida.