Leitura: Mateus 11

Seleção

Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

Mt 11:28-30

Observação

Muitos de nós estão com a alma cansada, carregando o fardo do pecado e da culpa que ele traz. Sentimo-nos desanimados, desamparados, envergonhados e frustrados. Parece que estamos lutando contra a correnteza de um rio, esforçando-nos diariamente sem avançar. Muitos pensaram em desistir e alguns já o fizeram. Talvez essa seja a sua situação neste momento.

O pecado e a culpa são fardos pesados, que cansam a alma. Eles causam apatia espiritual e nos afastam gradualmente de Deus. A vergonha nos faz sentir indignos de Sua presença. Muitas vezes, nos resignamos à condenação eterna e apenas sobrevivemos, buscando alívio temporário em prazeres efêmeros.

Se você está nessa situação, saiba que há outro caminho. Talvez o seu senso de culpa e vergonha venha de uma compreensão equivocada de Deus. Talvez tenha aprendido que Ele é um juiz vingativo que, ao menor sinal de desobediência, descarrega Sua ira punindo os pecadores, ansiando por lançá-los no “calabouço eterno”. Mas você aprendeu errado.

Hoje, Jesus convida você a conhecê-Lo verdadeiramente. Descobrirá que Ele é manso e humilde de coração. Ele se compadece de suas fraquezas e conhece o peso dos seus dias. Ele não é indiferente ao seu sofrimento, mas está disposto a carregar o seu fardo. Ele está oferecendo a você um fardo leve e um jugo suave. Ao conhecê-Lo, encontrará descanso para a sua alma, o alívio que tanto procura.

Assim como a terra árida que recebe uma chuva fresca e abundante, seu coração pode ser restaurado. Quando você se humilhar diante de Jesus, clamando por socorro, pedindo perdão por seus pecados e buscando alívio, você encontrará o descanso para sua alma. Ele se compadece das suas lutas e está pronto para aliviá-las. Basta responder ao Seu convite: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei”.

O que você está esperando para correr aos pés de Jesus?

Oração

Senhor Jesus, obrigado porque tomaste meu fardo do pecado e da culpa. Hoje, experimento descanso para minha alma em Ti. Ajuda-me a espalhar o quão leve é a vida longe desses pesados fardos da religiosidade.

Aplicação

Continuarei espalhando as Boas Novas de libertação.