Leitura: Marcos 8

Seleção

Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, Jesus lhes disse:  Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa e por causa do evangelho, esse a salvará. De que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

Marcos 8.34-36

Observação

As multidões continuavam a seguir Jesus. Iam atrás de comida, milagres e ensinamentos. Jesus então começa a “apertar o discurso”, dizendo que, para segui-Lo, havia condições. Ele não queria simplesmente uma multidão interessada em “consumir” o que Ele tinha a oferecer. Por isso, faz um dos convites mais solenes já feitos.

Tratava-se de um convite para ser um de seus discípulos. Para isso, deveriam negar o “próprio eu”, negar as vontades pecaminosas e viver uma vida de obediência. Afinal, esse era o caminho que Ele estava percorrendo. A obediência ao Pai que redundaria em Sua morte na cruz.

As coisas não mudaram muito em nossos dias. As multidões continuam a seguir Jesus nas igrejas, buscando algo para si. Seja um milagre, uma bênção, uma experiência sobrenatural ou um mero arrepio. Ainda que Jesus possa oferecer tais coisas, esse nunca foi o seu propósito principal.

Seu convite ainda ressoa em nossos dias. Mas existem implicações para aqueles que aceitam seu convite. Segui-Lo implica em negar os nossos desejos que são contrários à Sua santa vontade. Implica em entregar-se à causa do Evangelho e assumir o posto de representante  de Jesus na Terra. E isso em nada tem a ver com uma vida sem prazeres. Pelo contrário. Aqueles que O seguem experimentam os maiores prazeres que essa Terra pode proporcionar. 

Mas não somente isso, segui-Lo também é questão de vida ou morte. Jesus disse que aqueles que abrem mão da própria vida para trilhar o caminho da obediência são aqueles que ganham a vida eterna. Perceba o aparente contra-senso. É sobre MORRERMOS para nossas vontades, a fim de VIVERMOS a Sua vida e ganharmos a VIDA que não se findará.

No entanto, infelizmente, o oposto é verdadeiro. Aquele que viver para si mesmo a fim de satisfazer as próprias vontades, poderá conquistar o mundo inteiro, mas perderá sua vida eterna. Isso se aplica também àqueles que buscam Jesus simplesmente para satisfazerem seus próprios desejos pessoais, sem uma vida de entrega à Ele e ao Evangelho. Pois TODOS são convidados a serem seus discípulos.

Eu sei que é difícil. Mas Jesus está chamando você para uma vida de entrega e sacrifício. Vá a Seus pés e Lhe diga: “Senhor, eis-me aqui! Que se cumpra a Tua vontade em minha vida”. 

Oração

Senhor Jesus, eis-me aqui! Entrego tudo que tenho e tudo que sou aos Teus pés. Que a Tua vontade seja feita em minha vida. Ajuda-me a morrer para mim mesmo, todos os dias, a fim de que o Senhor viva em mim!

Aplicação

A cada dia mais, me entregarei aos pés de Jesus.