Leitura: Marcos 6

Seleção

Como já era bastante tarde, os discípulos se aproximaram de Jesus e disseram: Este lugar é deserto, e já é bastante tarde. Mande essas pessoas embora, para que, indo pelos campos ao redor e pelas aldeias, comprem para si o que comer. Jesus, porém, lhes disse:  Deem vocês mesmos de comer a eles.

Marcos 6.35-37

Observação

As multidões corriam atrás de Jesus. Ele, compadecido, curava os enfermos e trazia ensinamentos a respeito do Reino dos Céus. Estava ficando tarde, e os discípulos sugeriram que despedissem aquela multidão para que pudessem comprar algo para comer. Mas Jesus orientou que eles mesmos alimentassem o povo. Jesus estava testando a fé de seus discípulos.

Tudo começa com o reconhecimento da impossibilidade de cumprir aquela missão. Havia apenas cinco pães e dois peixes. Como saciar a fome de mais de 5 mil pessoas? Definitivamente, somente se Jesus operasse um milagre.

Mas, uma vez entregue nas mãos de Jesus a única provisão do grupo, o milagre acontece. Quando tudo fora entregue em suas mãos, o que lhes faltava se tornou abundante. Todos foram alimentados e ainda sobrara muita comida.

O que Jesus quer nos ensinar? Que a pior falta que pode existir em nossas casas, não é a falta de provisão, mas a falta de fé. Muitas vezes, cremos que nosso sustento se dá pela força de nosso braço. Por isso, muitas vezes, Jesus nos coloca diante de provas, para que nossa fé seja testada e exercitada.

Jesus multiplica nossos pães e peixes quando reconhecemos, diante dEle, a nossa situação crítica. Porque Ele opera justamente quando confessamos nossas necessidades. Seu poder entra em ação quando nossas fraquezas são expostas diante dEle, pois assim, nosso orgulho é quebrado, nossa auto-suficiência é anulada e sua graça é derramada.

E não somente isso. Ele faz milagres quando, pela fé, entregamos a Ele o pouco que temos.  Ou seja, Ele nos oportuniza um “exercício extra” de fé, a fim de potencializar o resultado final.

Jesus lhe convida a expor todas as suas reais necessidades. Abra o coração diante dEle. Pois Ele não espera sua auto-suficiência, mas sua DEPENDÊNCIA. Isso sim é fé!

Uma vez expostas suas necessidades, ofereça-Lhe o pouco que resta. Coloque em Suas mãos qualquer possibilidade de você dar um jeito com o que se tem.  Então, uma vez vazio, Ele começará a fazer o milagre. Porque Jesus opera suas maravilhas, justamente, quando um coração reconhece que Ele é a última e única solução.

Oração

Senhor Jesus, ensina-me a confiar. Perdoa minha auto-suficiência. Quero aprender a descansar em Ti, crendo que és o Provedor da minha casa. Obrigado porque sei que és meu Pastor e nada me faltará.

Aplicação

Buscarei exercitar minha fé.