Leitura: Marcos 5

Seleção

Uma grande multidão seguia Jesus, apertando-o de todos os lados. Estava ali certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia. […] Tendo ouvido a fama de Jesus, a mulher chegou por trás, no meio da multidão, e tocou na capa dele. Porque dizia: “Se eu apenas tocar na roupa dele, ficarei curada.” E logo a hemorragia estancou, e ela sentiu no corpo que estava curada daquele mal. […] Então Jesus lhe disse: Filha, você foi salva porque teve fé. Vá em paz e fique livre desse mal. 

Mc 5.24,25, 27-29, 34

Observação

Desenganada pelos médicos, essa mulher não apenas tinha uma doença física, mas também enfrentava problemas com a religião judaica. Por causa de sua condição (fluxo de sangue contínuo), ela era considerada impura. Por isso, era excluída de certas atividades religiosas e sociais.

Ela não poderia entrar no Templo, tampouco oferecer sacrifícios. Além disso, devido à sua impureza, as pessoas evitavam tocá-la, com medo de também se tornarem impuras. Essa condição tinha um impacto profundo em sua vida. Difícil imaginar seus sentimentos de inadequação e rejeição.

Jesus veio para romper com os paradigmas da religião judaica, inaugurando a Nova Aliança. A mulher que o tocava não estava tornando Jesus impuro. Pelo contrário, por meio dEle, estava fluindo um poder que trazia cura completa para ela. Além disso, sua fé evidenciada resultava no perdão de seus pecados.

Talvez a religião tenha excluído você. Talvez você não se sinta amado e aceito. Mas saiba que isso não é o que Jesus nos ensinou. Por causa de sua perspectiva de compaixão e amor, aprendemos que todos aqueles que se aproximam dEle são aceitos e amados. Não importa seu passado ou mesmo seus pecados presentes. Se você se aproximar dEle com fé, receberá cura e salvação para sua alma.

Isso significa que, ao “tocar em suas vestes”, nossas vidas são completamente transformadas. Deixamos para trás velhos hábitos. Nossas feridas da alma são curadas. E, libertos da religião, nos tornamos instrumentos de Deus para que outros também conheçam seu caráter compassivo e amoroso.

Se você se sente excluído pela religião, experimente quebrar paradigmas. Sem medo da multidão, achegue-se a Jesus. Faça uma oração sincera e peça para que Ele traga a cura para sua alma. Você nunca mais será a mesma pessoa.

Oração

Senhor Jesus, obrigado por me aceitar como sou. Obrigado por me amar, mesmo conhecendo minhas feridas, pecados e fraquezas. Sei que, por meio do teu poder, sou curado e meu passado não influencia mais minha vida. Sou um novo homem, livre para Te adorar.

Aplicação

Pela fé, estarei na presença de Jesus todos os dias.