Leitura: Marcos 4

Seleção

Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava se enchendo de água. E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro. Os discípulos o acordaram e lhe disseram: Mestre, o senhor não se importa que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalme-se! Fique quieto! O vento se aquietou, e tudo ficou bem calmo. Então Jesus lhes perguntou: Por que vocês são tão medrosos? Como é que ainda não têm fé? E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? 

Mc 4.37-41

Observação

Imagine a cena: pouco mais de 10 homens em um pequeno barco de madeira, enfrentando uma tempestade. No meio desse caos, Jesus estava tranquilamente dormindo. Parecia que Ele não se importava com o iminente risco de naufrágio. Pelo menos, essa era a impressão dos seus discípulos.

No entanto, com poucas palavras, Jesus ordenou que a tempestade cessasse, mostrando que não havia motivo para temer. Não porque os ventos fossem fracos e as ondas pequenas, mas porque ali estava Aquele que até o vento e o mar obedecem.

Enfrentamos tantas tempestades em nossas vidas. Muitas vezes, parece que Jesus não se importa. As ondas nos jogam de um lado para o outro e, aparentemente, Jesus não faz nada. Nosso barco está cheio d’água, e o medo nos assombra, então clamamos desesperadamente por socorro.

O que Jesus nos ensina com esse relato?

Seu propósito é que aprendamos a CONFIAR. E essa confiança não está em nossas habilidades para enfrentarmos as tempestades da vida. Elas são insuficientes. Nosso descanso está nEle. Aquele que detém a criação na palma de sua mão e que, com uma simples palavra, cala as mais terríveis tempestades da vida.

O convite que Jesus nos faz, nesse dia, é para que olhemos para dentro do barco e não para as circunstâncias ao redor. Por pior que estejam, Ele está no barco e sim, Ele se importa com as nossas vidas. Não somente se importa, como está cuidando de cada detalhe.

Ainda que pareça que a tempestade não tem fim, quando percebemos que Ele dorme tranquilamente no barco, reconhecemos que não há motivo para o desespero. Portanto, descanse! Aquele que ordena o fim de uma tempestade, no tempo certo, trará a calmaria para sua vida.  Apenas descanse!

Oração

Querido Jesus. Perdoa minha falta de confiança no Senhor. Por vezes me desespero em meio às dificuldades. Ajuda-me a perceber que o Senhor está no barco e não deixará com que eu seja atingido. Ajuda-me a confiar em Ti.

Aplicação

Buscarei tomar consciência de que Jesus está comigo no barco.