Leitura: Marcos 10

Seleção

E Jesus, olhando para ele com amor, disse: Só uma coisa falta a você: vá, venda tudo o que tem, dê o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro no céu; depois, venha e siga-me. Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades. 

Marcos 10.21,22

Observação

Um certo jovem rico vai ao encontro de Jesus e pergunta o que deveria fazer para herdar a vida eterna. Segundo ele próprio, sua vida moral era irrepreensível desde a juventude. No entanto, a resposta de Jesus o desagradou. Sendo ele rico, deveria vender tudo o que tinha, dar o dinheiro aos pobres e, então, teria um tesouro no céu.

Jesus estava mostrando ao jovem rico que seu coração estava dominado pelo dinheiro. Sua tristeza revelou que ele não estava disposto a abrir mão de suas riquezas para seguir Jesus. Para aquele rapaz, suas posses eram como um deus que trazia segurança e garantias.

A Bíblia nos ensina que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, devido ao seu potencial destrutivo. As pessoas matam e morrem por causa dele. No entanto, é importante observar que o dinheiro em si não é mau, mas sim o amor excessivo a ele.

Frequentemente, colocamos o dinheiro como nosso ídolo e vivemos em torno dele. Trabalhamos para acumulá-lo, pensamos em maneiras de aumentar nossa renda e buscamos alternativas de investimentos com retorno garantido. Enfim, vivemos uma vida de escravidão a esse “senhor” imaginando que ele nos trará segurança, estabilidade e prazeres.

A lição que Jesus nos ensina é que nada deve ser a nossa razão de existência além dEle próprio. Nossa segurança, estabilidade, tranquilidade e prazeres não vêm do dinheiro, mas de Jesus. Enquanto tivermos outras possíveis fontes de segurança, Jesus não será o centro de nossas vidas. A Bíblia ensina que não podemos servir a dois senhores, pois agradaremos a um e desagradaremos ao outro. A quem você está agradando?

Reflita sobre a origem de sua segurança. Talvez você seja como o jovem rico, levando uma vida moralmente exemplar, mas com o coração excessivamente apegado ao dinheiro e ao que ele proporciona.

Comece a exercitar o desapego em relação ao dinheiro e, ao mesmo tempo, submeta-se a Jesus Cristo, como seu Senhor. Você descobrirá que somente Ele pode proporcionar verdadeira segurança, tranquilidade e prazeres autênticos.

Oração

Senhor Jesus, ajuda-me a identificar possíveis ídolos em meu coração. Que eu encontre somente em Ti a verdadeira paz que excede todo entendimento.

Aplicação

Exercitarei o desapego aos bens materiais.