Leitura: Marcos 15

Seleção

Mc 15.34E às três horas, Jesus clamou em alta voz: Eloí, Eloí, lemá sabactani? — Isso quer dizer: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”

Observação

Aquilo que Jesus temia no jardim do Getsêmani estava se concretizando. Sua agonia, algumas horas antes, quando chegou a suar sangue, não estava relacionada à humilhação, cusparadas, pregos ou mesmo à coroa de espinhos. Sua angústia ocorreu porque Ele receberia sobre Si a culpa pelos NOSSOS pecados. Aquele que era perfeito e sem pecado estava se tornando pecador (sem ter pecado), para que pudéssemos ser perdoados de nossa culpa.

Toda transgressão requer uma penalidade. O desrespeito a qualquer lei humana resulta em uma punição, e isso não seria diferente nas leis de Deus. Porém, a “prisão” que Deus criou para punir os impenitentes é perpétua e se chama inferno.

No entanto, a culpa pelos nossos pecados estava sendo carregada por Jesus. Por isso Ele diz: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”. Naquele momento, era como se Jesus estivesse enfrentando a ira de Deus face a face. Ele estava bebendo o cálice da ira santa do Pai.

Por que você acha que Jesus se colocaria nesse lugar de sofrimento? Será que Ele fez isso para que pudéssemos comprar nosso centésimo par de sapatos? Será que Ele fez isso para que pudéssemos comprar um carro novo ou talvez uma casa na praia?

Querido irmão e querida irmã, ainda que você possa comprar um sapato, um carro ou uma casa nova, não era isso que Jesus estava conquistando para você naquela cruz. Ele não estava enfrentando a ira santa de Deus para que você destravasse sua vida financeira. Ele fez isso para que fôssemos libertos da condenação eterna.

Tínhamos uma dívida que seria paga por toda a eternidade. No entanto, Ele rasgou a nota promissória porque pagou o preço necessário. Mas isso Lhe custou a própria vida. Isso Lhe custou enfrentar a ira santa e justa de Seu Pai.

Diante de um amor tão grande, qual você acha que deve ser a implicação prática em nossas vidas? Primeiramente, creia nessa verdade e confie que sua dívida já foi paga. Em segundo lugar, viva para agradar Aquele que se fez pecado em seu lugar. Como agradá-Lo? Seja semelhante a Ele. Faça o que Ele fez. Ensine o que Ele ensinou. Viva como Ele viveu. E, por fim, compartilhe essa mensagem de amor pelo mundo.

Oração

Senhor Jesus, obrigado por tomar meu lugar. Agora, ajuda-me a ser mais parecido contigo. Ajuda-me a espalhar sua mensagem de amor.

Aplicação

Viverei para agradar ao meu Senhor.