Leitura: Marcos 13

Seleção

Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai. — Estejam de sobreaviso e vigiem, porque vocês não sabem quando será o tempo. É como um homem que, ausentando-se do país, deixa a sua casa, dá autoridade aos seus servos, a cada um a sua obrigação, e ao porteiro ordena que vigie. Portanto, vigiem, porque vocês não sabem quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã; para que, vindo ele inesperadamente, não encontre vocês dormindo. O que, porém, digo a vocês, digo a todos: vigiem! 

Marcos 13.32-37

Observação

Vivemos em um mundo acelerado, repleto de responsabilidades e obrigações. Acordamos com pressa para dar conta de nossa agenda. Nossa atenção se divide entre as tarefas programadas e os imprevistos. O resultado disso é uma geração cada vez mais preocupada, estressada e focada apenas no tempo presente.

Por conta dessa agitação, estamos perdendo de vista a perspectiva da eternidade. Vivemos como se Jesus não fosse retornar (pelo menos não em nossa geração). Acumulamos bens materiais como se pudéssemos desfrutá-los eternamente. Ficamos excessivamente preocupados com os problemas, como se eles também fossem eternos.

Facilmente, esquecemos que somos peregrinos nesta terra. Estamos aqui apenas de passagem. Nossa verdadeira morada é o céu. É importante compreender que nada neste mundo terreno pode nos trazer plenitude. Experimentamos diversos prazeres, mas nenhum deles nos satisfaz completamente. Sempre precisamos de algo mais. Isso ocorre porque fomos feitos para viver em outro lugar, onde encontraremos completa satisfação.

Esse lugar é a Nova Jerusalém, a cidade santa que descerá do céu quando Jesus vier nos buscar. Um lugar onde não haverá mais morte, luto, pranto ou dor. Estaremos diante do próprio Jesus, que enxugará nossas lágrimas. Enfim, será um lugar onde não haverá preocupações, estresse ou ansiedade. Enfim, encontraremos a paz e a verdadeira felicidade.

No entanto, nem todos estarão nesse lugar. Jesus mesmo menciona isso várias vezes. Na passagem que lemos, Ele nos adverte a ficar vigilantes em relação à Sua vinda, para que Ele não nos encontre “dormindo”. Isso significa que aqueles que continuarem a viver uma vida focada em coisas passageiras ficarão de fora desse lugar.

Portanto, Jesus nos convida hoje a fixar nossos olhos nas coisas eternas. Não devemos nos apegar àquilo que vemos, mas àquilo que não vemos. Continuaremos a cumprir nossas responsabilidades na Terra, mas devemos ter em mente que tudo isso é passageiro. Como peregrinos, ansiamos pelo dia em que finalmente retornaremos ao nosso verdadeiro lar.

Oração

Senhor Jesus, ajuda-me a fixar meus olhos nas coisas eternas. Que meu maior anseio seja estar contigo face a face.

Aplicação

Buscarei refletir mais sobre a eternidade.