Leitura: Marcos 2

Seleção

Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. E, não podendo aproximar-se de Jesus, por causa da multidão, removeram o telhado no ponto correspondente ao lugar onde Jesus se encontrava e, pela abertura, desceram o leito em que o paralítico estava deitado. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os seus pecados estão perdoados. […] E disse ao paralítico: — Eu digo a você: Levante-se, pegue o seu leito e vá para casa. 

Marcos 2.3-4,10-11

Observação

As multidões seguiam Jesus tanto para ouvir seus ensinamentos quanto para serem curadas de suas enfermidades. Não obstante, quatro homens levam seu amigo paralítico ao encontro de Jesus. Por conta da multidão que estava ali para ouvi-Lo, não conseguiam se aproximar. Precisaram remover o telhado e, de lá, descer o leito com o homem.

Quanta fé havia naqueles homens. Sabiam que, se conseguissem colocar seu amigo na frente de Jesus, ele seria completamente curado. Tendo visto a fé tanto do enfermo quanto de seus amigos, Jesus não só o curou como trouxe salvação àquele homem.

Quantos dos seus amigos precisam de uma cura física? Ou quantos destes necessitam de salvação?

Que tal começar a pensar estratégias para que sejam apresentados diante de Jesus? Perceba que aqueles homens não tinha a missão de curar seu amigo, mas, tão somente, colocá-lo diante do Senhor. Nossa responsabilidade não é a cura e a salvação das pessoas. Somente Jesus pode fazê-lo. Mas a missão de colocá-los frente a frente é nossa.

Ore e peça para que Deus coloque em seu coração o nome de amigos pelos quais você deve colocar a fé em prática e remover os telhados que os afastam de Jesus. Seja estratégico. Mas seja também persistente. Não deixe que as multidões impeçam sua missão. Faça o que for necessário para que esse encontro aconteça.

Imagine a vibração dos amigos que estavam no telhado, ao verem o homem saindo caminhando com a maca na mão. Certamente estavam eufóricos com o que viam. A missão estava cumprida. Certamente, a satisfação inundara seus corações.

Que tal experimentar a satisfação de ver seus amigos encontrando-se com Jesus face a face e recebendo perdão pelos seus pecados?

Oração

Querido Jesus. Sei que tenho amigos que estão longe de Ti. Peço que coloque em meu coração nomes pelos quais devo me esforçar para colocá-los frente a frente contigo. Dê-me as estratégias para vencer as barreiras e oportuniza-me vê-los sendo curados e perdoados.

Aplicação

Buscarei oportunidades de compartilhar as Boas Novas com meus amigos.