Leitura: Gálatas 2

Seleção

Fui crucificado com Cristo; assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. Portanto, vivo neste corpo terreno pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Gálatas 2.20

Observação 

O apóstolo Paulo havia morrido para si mesmo. Suas próprias vontades já não tinham importância, e ele havia abandonado seus sonhos pessoais. Antes de encontrar-se com Jesus, era um religioso judeu que perseguia os cristãos. Agora, completamente transformado, compreendia que não vivia mais para si, pois Cristo habitava em seu ser.

E você? Pode fazer a mesma afirmação de Paulo? O seu “eu” já foi crucificado com Cristo? Quem comanda a sua vida? Você mesmo ou Jesus Cristo de Nazaré? Faça uma breve análise sobre seus caminhos, sonhos e planos. Você percebe que é o Espírito Santo quem está conduzindo sua vida, ou você tem caminhado de forma autônoma e independente?

Na época de Paulo, confessar Jesus como Salvador e Senhor poderia custar a vida. Por isso, somente aqueles que realmente haviam “morrido para si mesmos” o faziam. O mesmo ocorre ainda hoje em alguns países do Oriente Médio ou da Ásia. Entretanto, o mundo Ocidental foi cristianizado; por isso, é muito tranquilo intitular-se cristão. O problema disso é que muitos que se dizem cristãos não são genuínos seguidores de Jesus. São seguidores dos próprios desejos; perseguem apenas os próprios sonhos. E Jesus se tornou uma espécie de “Papai Noel” que entrega alguns presentes quando o cristão solicita.

Mas isso não é cristianismo. Não foi para isso que Jesus veio à Terra. Ele veio para dar vida àqueles que estavam mortos em seus pecados. Ele veio para pagar o preço pela liberdade daqueles que eram escravos de seus desejos. Uma vez que esse preço foi pago, passamos a ter um novo Senhor, que é Jesus Cristo. Ele é o Dono daqueles que Ele comprou com preço de sangue. É por isso que Paulo disse: “Fui crucificado com Cristo; assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”.

Afinal, Jesus é o seu dono ou você é dono de si mesmo? Você vive para Jesus ou vive para as suas próprias vontades? Quem está no controle da sua vida?

Talvez você chegue à triste conclusão de que ainda segue no comando de si mesmo. Mesmo que tenha um apreço por Jesus, recorre a Ele apenas quando precisa de algo. Se essa é a sua realidade, Jesus está chamando você para dar um passo de fé e tornar-se de uma vez por todas Seu seguidor. Suas palavras ainda ecoam ao longo dos séculos: “Se alguém quer ser meu seguidor, negue a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (Mateus 16.24).

Petição

Senhor Jesus, ajuda-me a inspirar pessoas a se juntarem à tua missão. Capacita-me e derrame de tua graça para que eu seja instrumento da tua vontade.

Aplicação

Continuarei a espalhar o convite para as pessoas se tornarem seguidoras de Jesus.