Leitura: Efésios 5

Seleção

Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados. E vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós, como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. 

Efésios 5.1,2

Observação

Filhos imitam seus pais desde os primeiros meses de vida. Inclusive, aprendem a falar, pois começam a balbuciar alguns sons, tentando reproduzir o que seus pais dizem. Essa atitude de imitação continua à medida que as crianças crescem. Normalmente, meninos procuram fazer o que seus pais fazem e meninas reproduzem as atitudes de suas mães.

Essa é a dinâmica natural do crescimento humano, e é justamente essa dinâmica que precisamos colocar em prática em relação à nossa filiação com Deus Pai. Somos Seus filhos amados e devemos buscar imitá-Lo em Seu caráter. Obviamente, não reproduziremos atributos como a onisciência, a onipotência ou a onipresença. No entanto, há diversas outras características que podemos (e devemos) reproduzir.

Dentre essas características, Paulo destaca o amor. Agora, sob a perspectiva do Deus Filho – Jesus – ele nos exorta a viver em amor, imitando assim a atitude de Cristo que, por causa de Seu amor, se entregou em nosso lugar.

Perceba que o amor de Jesus é marcado por uma ação prática, o que é muito diferente do amor romântico e sentimental que, muitas vezes, nos é ensinado. O verdadeiro amor sempre se traduzirá em ações práticas de serviço ao próximo.

E Jesus fez exatamente isso. Ele se sacrificou em nosso favor. Ele abriu mão de Seu status de majestade e Se fez igual à Sua criação. Em alguma medida, Ele nos imitou, tornando-Se carne e suscetível às demandas de um corpo de carne e osso. No entanto, Ele não nos imitou no que diz respeito ao pecado. Tendo sido perfeito, foi oferecido como sacrifício de aroma agradável a Deus. E esse sacrifício aplacou a ira santa do Pai que seria depositada sobre nós.

Diante dessas profundas verdades, o que se espera de alguém que recebe um amor tão intenso quanto este? Que simplesmente seja um imitador de Deus, reproduzindo o que aprendeu, para que outros também experimentem esse amor. Por isso, vivamos em amor, como filhos amados de Deus.

Petição

Senhor Deus, obrigado por esse amor. Ajuda-me a ser teu imitador.

Aplicação

Buscarei ser parecido com Jesus.