Leitura: Lucas 12

Seleção

A seguir, Jesus se dirigiu aos seus discípulos, dizendo: Por isso, digo a vocês: não se preocupem com a sua vida, quanto ao que irão comer, nem com o corpo, quanto ao que irão vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as roupas. […] Observem como crescem os lírios: eles não trabalham, nem fiam. […] Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, muito mais fará por vocês, homens de pequena fé! Portanto, não fiquem perguntando o que irão comer ou beber e não fiquem preocupados com isso. […] Busquem, antes de tudo, o seu Reino, e estas coisas lhes serão acrescentadas.

Lc 12.22-31

Observação 

Quem nunca se sentiu sobrecarregado pelas preocupações em relação ao futuro? Em diferentes graus, todos nós experimentamos ansiedade e medo do desconhecido. Muitas vezes, nos encontramos em estados de depressão, ansiedade extrema e até mesmo crises de pânico. Mas o que está no cerne desses sentimentos? Em grande parte, é a nossa falta de fé. Como simples mortais, tendemos a duvidar do cuidado divino. Jesus mesmo nos lembra, no trecho acima, que nossa fé muitas vezes é pequena demais. Mas, se Deus cuida das aves do céu e das flores do campo, quanto mais Ele cuidaria de seus filhos?

O problema é que nossa falta de fé nos leva a assumir o controle de nossas vidas, pensando que Deus não está atento ou não está cuidando de nós como deveria. Nesse processo, nos empenhamos em garantir nosso futuro financeiro por conta própria, afastando-nos gradualmente do Reino de Deus. Sem perceber, nos encontramos em um ciclo vicioso de busca pelo sustento e afastamento de Deus. Quando damos por nós, estamos a quilômetros dEle.

Entretanto, Jesus nos ensina justamente o oposto. Ele enfatiza que o Reino de Deus deve ser nossa principal prioridade. Aqueles que buscam Deus em primeiro lugar terão todas as suas necessidades supridas. Note que não há razão para o desespero. Deus cuida de nós porque somos Seus filhos. Um pai terreno não cuidaria de seus filhos? Imagine o quanto mais nosso Deus amoroso e todo-poderoso cuida de nós.

Portanto, nosso maior desafio é investir nossas vidas na expansão do Reino de Deus por meio da fé. Isso não significa que devemos abandonar nossos empregos, mas sim que nossas atividades diárias também podem contribuir para o crescimento do Reino. Assim, pela fé, encontramos descanso, confiando que enquanto obedecemos a Deus, Ele cuidará de cada detalhe de nossa vida.

Jesus nos exorta a não nos preocuparmos excessivamente. Em vez disso, devemos descansar na certeza de que o Criador do Universo é nosso Pai amoroso e zeloso, e está cuidando de nós a cada dia.

Oração

Senhor Jesus, perdoa minha falta de fé. Ajuda-me a descansar nessa gloriosa verdade. 

Aplicação

Exercitarei meu descanso em Deus.