Leitura: Habacuque 3

Seleção

Ainda que a figueira não floresça e não haja frutos nas videiras, ainda que a colheita de azeitonas não dê em nada e os campos fiquem vazios e improdutivos, ainda que os rebanhos morram nos campos e os currais fiquem vazios, mesmo assim me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus de minha salvação! O Senhor Soberano é minha força! Ele torna meus pés firmes como os da corça, para que eu possa andar em lugares altos. 

Habacuque 3.17-19

Observação

Como vimos nos capítulos anteriores, diante do caos moral, ético e social vivido no Reino de Judá, o profeta Habacuque clama por uma intervenção divina. Deus, então, deixa claro que, em tempo oportuno, usaria um povo inimigo, os babilônios, como ferramenta de disciplina para com seu povo. Assim, ao longo do capítulo 3, o profeta declara profundas verdades a respeito da soberania e do poder do Senhor.

Agora, nos últimos versos, após sucessivos diálogos com Deus e profundas reflexões, Habacuque conclui seus pensamentos. Sua breve conclusão é um dos textos mais citados de toda a Escritura e trata-se de uma declaração de confiança, amor, alegria e satisfação. O profeta diz que, ainda que as figueiras não florescessem e não houvesse fruto nas videiras; ainda que a colheita das azeitonas ou demais frutos não desse em nada; ainda que todos os animais do rebanho se perdessem; mesmo assim ele se alegraria no Senhor.

A felicidade de Habacuque não era circunstancial. Sua alegria não dependia de sua condição financeira ou mesmo da provisão em seu lar. Sua segurança não estava depositada em sua fonte de renda. Ele havia compreendido que, apesar de as circunstâncias parecerem desfavoráveis, nada abalaria sua fé, porque ele conhecia muito bem o Deus a quem servia.

Essa é uma gloriosa e importante lição para nossos dias. Muitas vezes, nosso estado de espírito varia conforme as nossas condições de vida. Se há dinheiro no banco, nos sentimos seguros. Se temos um bom salário, estamos felizes. Se temos uma boa casa e um bom carro, nos sentimos satisfeitos. E o contrário também é verdadeiro. Se não temos mais reservas financeiras, se perdemos o emprego ou se precisamos vender a casa para viver de aluguel, nos entristecemos ou mesmo nos desesperamos.

Mas como encontrar a alegria, a segurança e a satisfação que Habacuque encontrou? Definitivamente, não há outro meio senão conhecer a Deus profundamente. Quando mergulhamos em um relacionamento profundo com o Senhor, tanto em oração quanto em leitura bíblica, experimentamos um pouco daquilo que Habacuque viveu. Portanto, quanto mais mergulhamos nessas disciplinas espirituais, mais vivenciamos o que o profeta vivenciou. Então, não pare de buscar a face de Deus! Gradativamente, você encontrará essa felicidade incondicional.

Petição

Senhor, ajuda-me a encontrar em Ti tudo que preciso.

Aplicação

Refletirei mais sobre as grandezas de Deus.