Leitura: Lucas 20

Seleção

Quando todo o povo estava ouvindo, Jesus disse aos seus discípulos: Cuidado com os escribas, que gostam de andar com vestes talares e muito apreciam as saudações nas praças, as primeiras cadeiras nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes. Eles devoram as casas das viúvas e, para o justificar, fazem longas orações. Estes sofrerão juízo muito mais severo. 

Lc 20.45-47

Observação 

O capítulo 20 inteiro apresenta situações em que Jesus entra em conflito com os líderes religiosos do judaísmo. No trecho destacado, Jesus está alertando contra os escribas, que eram mestres da Lei de Moisés. Por serem instruídos, aproveitavam as situações para buscar prestígio e fama. Além disso, usavam uma brecha na Lei para extorquir dinheiro das viúvas que, por serem mulheres, não tinham o direito de administrar o inventário do marido falecido. Por isso, precisavam da ajuda dos escribas que, sorrateiramente, ficavam com boa parte dos recursos.

Se você tem acompanhado atentamente esta série de devocionais sobre os Evangelhos, deve ter percebido que Jesus teve diversas discussões acaloradas com os líderes religiosos. Com críticas severas à hipocrisia daqueles homens, Jesus alertava seus seguidores a tomarem cuidado. Por outro lado, a atitude de Jesus para com os pecadores era justamente o contrário. Com estes, Ele se assentava, ensinava, operava milagres, trazia a cura e a salvação. Para com os religiosos, Jesus criticava e confrontava.

Ao que tudo indica, boa parte de nossas igrejas têm feito exatamente o contrário do que Jesus fazia. Vejo, claramente, que muitos dos religiosos de nossos dias fazem a mesma coisa que aqueles que foram confrontados por Jesus. Capricham em suas vestimentas e harmonização facial. Buscam os primeiros lugares em visualizações e, com um discurso cativante e cheio de estratégias de programação neurolinguística, conduzem as multidões, enriquecendo às custas do povo.

Ao mesmo tempo, criticam pecadores mortais como nós. Não somos de sua estirpe. Os intocáveis jamais se misturam com as massas, a não ser que seja para postar uma foto que lhes renderá milhões de curtidas.

Jesus nos orienta que precisamos ser prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Portanto, não se deixe levar por esse tipo de encantamento que promete mundos e fundos quando, na verdade, é apenas uma estratégia para conquistar mais fama, dinheiro, poder e sucesso às suas custas. Não se engane. Eles usam o nome de Deus em vão e, se não se arrependerem, sofrerão um juízo muito mais severo.

Oração

Senhor Jesus, rogo para que o Senhor levante seus verdadeiros ministros ao redor do Brasil para que falsos mestres sejam desmascarados. 

Aplicação

Continuarei a confrontar o falso evangelho.