Leitura: Salmos 106

Seleção

Louvado seja o Senhor! Deem graças ao Senhor porque ele é bom; seu amor dura para sempre!

Salmos 106.1

Observação

Uma coisa é certa: quando depositamos nossas expectativas em alguém, em algum momento da vida seremos decepcionados, e a decepção dói. Pense em uma criança que se frustra por não ganhar o presente que seu pai havia prometido; uma mulher que se frustra porque o marido prometeu que jamais a abandonaria; um jovem rapaz que se frustra porque sua noiva o deixou dias antes do casamento; ou uma mulher que se frustra porque sua amiga não lhe deu a atenção que ela esperava justamente quando precisava.

A verdade é que todos nós, em algum momento da vida, nos decepcionaremos com alguém ou nós mesmos decepcionaremos alguém. Isso ocorre porque criamos expectativas. Os efeitos dessa decepção podem deixar marcas profundas em nossas emoções, como ansiedade, desmotivação, ou mesmo conflitos interpessoais que podem culminar em inimizades ou divórcio.

O fato é que seres humanos são falhos e pecadores. Por isso, jamais conseguiremos suprir todas as necessidades que as pessoas ao nosso redor depositam em nossas vidas. Portanto, precisamos refletir sobre essa relação entre expectativa e frustração.

No entanto, se por um lado seres humanos são falhos e causam decepções, por outro lado temos um Deus que não falha. O salmista nos diz que Ele é bom e seu amor dura para sempre. Isso significa que Deus jamais nos decepcionará. Seu amor por seus filhos é incondicional, ou seja, não depende das circunstâncias. Por mais que cometamos falhas, Seu amor se mantém estável pelos seus filhos. Até mesmo a Sua disciplina é uma expressão desse amor fiel.

Por causa de Sua bondade, somos ricamente abençoados. Em especial, somos abençoados com bênçãos nas regiões celestiais, conforme Paulo relata aos Efésios no capítulo 1. Ele diz que o Pai nos abençoou em Cristo com todas as bênçãos espirituais. Que Ele nos amou e nos escolheu em Cristo. Que fomos predestinados para sermos adotados em Sua família. Que fomos comprados por meio do derramamento de Seu sangue. E que, finalmente, quando Jesus voltar, receberemos a herança eterna.

Portanto, se você colocar sua expectativa em Deus e esperar tudo aquilo que a Bíblia realmente promete, você jamais será decepcionado. Tenha a certeza de que, por mais que você se frustre com pessoas, nosso Pai celestial é fiel às Suas promessas. Por isso, descanse nessa verdade e coloque suas expectativas somente em Deus.

Petição

Senhor, obrigado pela Tua bondade, amor e fidelidade. Que eu deposite minhas expectativas somente em Ti.

Aplicação

Equilibrarei minhas expectativas em relação a outras pessoas.