Leitura: 1Coríntios 4

Seleção

Portanto, devemos ser considerados simples servos de Cristo, encarregados de explicar os mistérios de Deus. De um encarregado espera-se que seja fiel. Quanto a mim, pouco importa como sou avaliado por vocês ou por qualquer autoridade humana. Na verdade, nem minha própria avaliação é importante. Minha consciência está limpa, mas isso não prova que estou certo. O Senhor é quem me avaliará e decidirá.

1Coríntios 4.1-4

Observação 

Tanto na cidade de Corinto quanto na própria igreja, havia uma espécie de culto à personalidade. Os líderes eram admirados por sua sabedoria e retórica, e por isso eram seguidos por multidões.

Para alertar contra o perigo dessa idolatria, Paulo enfatiza que os líderes cristãos são simples servos de Cristo, incumbidos da missão de espalhar o Evangelho de Deus. Ele usa uma palavra que descreve um mordomo ou administrador de um lar. Deles, espera-se apenas fidelidade ao seu senhor. Seu papel não é agradar as visitas ou vizinhos; é obedecer ao seu patrão.

Assim, Paulo se compara a esse mordomo que não se preocupa em agradar pessoas, como os líderes de Corinto faziam. Ele sabia que tinha uma missão e deveria se manter fiel ao “Comandante” dessa missão, independentemente se isso custaria sua popularidade.

Atualmente, vivemos em dias em que pastores se tornaram celebridades, aclamados e reverenciados, considerados estrelas do mundo gospel. Com milhões de seguidores e livros vendidos, muitos gurus espirituais caíram na armadilha da bajulação. Enquanto isso, um povo carente de referências e distante de Deus projeta suas expectativas nessas figuras de liderança.

Você, leitor, precisa ter muito cuidado para não se deixar enfeitiçar pelas habilidades de comunicação e sabedoria humana desses líderes. Facilmente, projetamos expectativas divinas nessas figuras e caímos na armadilha da idolatria.

Os líderes religiosos são apenas servos de Cristo. Portanto, olhe para Ele! Jesus é nossa esperança! Ele é nosso socorro! Não deposite sua confiança em homens falíveis. Todos, sem exceção, são pecadores e carecem da glória de Deus. Portanto, seja um seguidor de Jesus e não de homens.

Petição

Senhor, não permita que meu coração se incline à adoração de homens. Que meus olhos estejam fixos em Ti.

Aplicação

Adorarei somente meu Senhor.