Leitura: Salmos 12

Seleção

Socorro, Senhor, pois os fiéis estão desaparecendo depressa! Os que te temem sumiram da terra! Todos mentem uns aos outros; falam com lábios bajuladores e coração fingido.

Salmos 12.1,2

Observação 

Davi estava profundamente perturbado pela impiedade que prevalecia em seu tempo. Atormentado por essa situação, ele clama a Deus, preocupado com a escassez de pessoas justas. Ele identifica a mentira, a bajulação e a hipocrisia como alguns dos pecados prevalentes naquela sociedade.

E como isso se compara com os nossos dias? Qual é a sua perspectiva da realidade atual? Pessoalmente, sinto uma profunda inquietação. Hoje ainda, acordei com a notícia de que um influente líder de uma conhecida igreja americana enfrenta acusações de vários escândalos sexuais. Infelizmente, ele não está sozinho nesse cenário.

Mentira, manipulação, adultério, estupro, extorsão, agressão física e moral, e outras atrocidades são lamentavelmente encontradas nas organizações religiosas contemporâneas. Esses pecados são cometidos por líderes e por adeptos, revelando uma falta de fidelidade e temor a Deus.

Diante dessas terríveis circunstâncias, muitos fiéis ficam desapontados. Por anos, eles admiraram um líder por seus ensinamentos, pregações e livros, e é difícil para eles aceitar que esse líder seja falível. Esse desencanto, por vezes, é tão devastador que leva as pessoas a esfriarem na fé e a se distanciarem gradualmente das práticas religiosas.

Em primeiro lugar, é essencial lembrar as palavras do apóstolo Paulo aos Coríntios quando disse: “Aquele que está de pé, cuide para que não caia”. Ou seja, todos somos suscetíveis ao pecado, e devemos manter a humildade e a consciência de nossa dependência de Deus. Se o Espírito Santo não agir em nossas vidas, todos estamos sujeitos a falhar.

Em segundo lugar, devemos reconhecer que, assim como pecamos e decepcionamos os outros, também somos alvo de pecados e decepções. Ninguém é perfeito. Portanto, devemos manter nosso olhar fixo em Jesus, o único que nunca nos decepcionará. Ele é perfeito, completamente santo e nunca cometeu erro algum. Ele é o nosso modelo e nunca nos abandonará.

O convite que Jesus nos faz hoje é que olhemos para Ele e sigamos o Seu exemplo. Busquemos uma vida que O agrade e glorifique o Seu nome. E que, assim como Davi, roguemos a Ele para que os oprimidos e aqueles que sofrem nas mãos de líderes infiéis sejam amparados e confortados. Mantenhamos nossa fé Nele, que é perfeito e digno de nossa confiança.

Oração

Senhor Deus, rogo para que os líderes da Tua igreja assim como teus seguidores sejam homens e mulheres fiéis e tementes a Ti, obedientes em seus caminhos.

Aplicação

Buscarei viver uma vida cada vez mais irrepreensível.