Leitura: Salmos 120

Seleção

Sl 120.1Em minha angústia, clamei ao Senhor, e ele respondeu à minha oração. 2Livra-me, Senhor, dos mentirosos e dos enganadores […] 5Como sofro na distante Meseque! É doloroso viver entre os moradores de Quedar! 6Estou cansado de habitar entre os que odeiam a paz. 7Procuro a paz, mas, quando falo de paz, eles querem guerra!
Salmos 120.1,2,5-7

Observação

Muitas vezes, nos encontramos cercados por pessoas que parecem não desejar o nosso bem. É como se estivéssemos rodeados por aqueles que não nos respeitam, que nos difamam, criam intrigas e espalham fofocas sobre nós. Nessas situações, sentimos como se fôssemos “peixes fora d’água”. Esse sentimento pode surgir no ambiente de trabalho, na família, no condomínio, ou até mesmo em uma igreja. O que devemos fazer diante dessas circunstâncias?

Embora não conheçamos exatamente as situações que levaram o salmista a escrever o Salmo 120, podemos entender que ele também não estava em um ambiente amistoso. Segundo ele, era doloroso viver entre os habitantes de Quedar, pois, enquanto ele buscava a paz, aquelas pessoas desejavam a guerra.

Diante disso, o salmista clama a Deus em oração, pedindo que o Senhor o livre dos mentirosos e enganadores. Ele suplica para que Deus faça justiça em relação àqueles que lhe causavam mal.

No entanto, gostaria de propor uma reflexão que vai além desse pedido. Percebo que, frequentemente, Deus permite que certas pessoas entrem em nossas vidas para que possamos enxergar aspectos sombrios de nosso próprio ser. Quando nos sentimos desconfortáveis por causa de alguém que nos faz algo de ruim e precisamos reagir a situações desagradáveis, muitas vezes, revelamos a nós mesmos partes ocultas de nossa personalidade, o que chamamos de sombras.

É em momentos críticos que conseguimos perceber quem realmente somos. Nosso orgulho é ferido, e manifestamos raiva, ira, desespero, inveja, desejo de vingança, ou até uma vontade de fugir da situação por medo de enfrentar os problemas. A verdade é que Deus coloca essas pessoas ou nos coloca nessas situações para que possamos enxergar essas sombras escondidas em nosso caráter. E o propósito disso é nos aperfeiçoar, nos purificar, e nos tornar mais parecidos com Jesus.

Portanto, se você se encontra em uma situação difícil como a do salmista, pare e reflita sobre o que Deus está lhe mostrando. Seja honesto consigo mesmo e peça a Ele que revele suas sombras, para que você possa ser definitivamente liberto delas.

Petição

Senhor, ajuda-me a sempre olhar para mim mesmo afim de identificar minhas sombras. 

Aplicação

Refletirei mais sobre mim mesmo.