Leitura: Marcos 3

Seleção

Então Jesus, olhando em volta, indignado e entristecido com a dureza de coração daquelas pessoas, disse ao homem: Estenda a mão. O homem estendeu a mão, e ela lhe foi restaurada.

Marcos 3.5

Observação

Era sábado. Jesus entrara na sinagoga. Junto aos demais, havia um homem com um tipo de paralisia na mão. Os religiosos estavam atentos para ver se Jesus curaria aquele homem em pleno Sábado, o que, para eles, seria uma transgressão da Lei de Moisés.

Jesus pergunta aos presentes se seria lícito fazer o bem a alguém no Sábado. Diante do silêncio, Jesus ficou indignado e entristecido com a dureza do coração daquelas pessoas. Estavam mais preocupados em cumprir regras exteriores do que, propriamente, amar a Deus e ao próximo.

O coração daquelas pessoas havia sido endurecido pela religiosidade fria. Uma religiosidade que se resumia em CONHECER certos conteúdos e OBEDECER certos rituais. 

Agora, faça uma auto-análise. Se Jesus se sentasse à sua frente para fazer um raio X do seu coração. O que Ele diria? Estaria Ele indignado e entristecido com a sua dureza e frieza?

Não podemos cair na armadilha que aqueles religiosos caíram. Viviam uma vida de aparente piedade. Cumpriam certas normas e rituais, mas seu coração estava frio. Não tinham compaixão, misericórdia ou amor ao próximo. Seu foco era mostrar a todos o quanto pareciam ser obedientes e espirituais. Mas eram hipócritas.

Portanto, antes de procurarmos ciscos nos olhos de quem está a nossa volta, precisamos avaliar nossos próprio corações. Porque o que nos contamina não é a nossa prática má em si, mas o que está no nosso coração. O pecado já se faz presente nas motivações equivocadas, antes mesmo de nossas ações pecaminosas.

Se há dureza em seu coração, apresente-a aos pés de Jesus. Só Ele é capaz de transformar um coração de pedra em um coração de carne. Seja honesto e transparente, pois Ele derrama graça àquele que é humilde.

Mais do que cumprir regras e rituais, fomos chamados para amar. Que a graça do nosso Senhor invada nosso coração fazendo com que a compaixão e o amor sejam marcas evidentes em nossas vidas.

Oração

Senhor Jesus. Esquadrinha meu coração. Vê se há dureza, frieza ou apatia espiritual. Me perdoa porque muitas vezes não enxergo a trave de meus olhos, enquanto procuro cisco nos olhos do outro. Ajuda-me a enxergar minhas sombras. Derrama graça sobre minha vida. Dê-me um coração de carne.

Aplicação

Abrirei meu coração a Jesus para curar qualquer resquício de religiosidade.