Leitura: Salmos 71

Seleção

Só tu, Senhor, és minha esperança; confio em ti, Senhor, desde a infância. Sim, de ti dependo desde meu nascimento; cuidas de mim desde o ventre de minha mãe. Sempre te louvarei! Minha vida é exemplo para muitos, pois tens sido minha força e meu refúgio. Por isso, não deixo de te louvar; o dia todo declaro tua glória.

Salmos 71.5-8

Observação

Quando nos deparamos com dificuldades, naturalmente buscamos uma solução. Se a questão é de saúde, procuramos um médico e depositamos nossa confiança nele. Se é uma questão financeira, recorremos às nossas economias ou a uma instituição bancária, confiando que o dinheiro resolverá. Para problemas no casamento, procuramos um pastor ou terapeuta de casais e confiamos em seus conselhos. No entanto, se percebemos que nosso auxílio não será suficiente, perdemos a confiança e buscamos outras alternativas.

O que desejo destacar aqui é a importância da confiança, que pode ser definida como a crença em algo ou alguém digno de crédito, que agirá de acordo com nossas expectativas. Ela traz a sensação de segurança, fé e a ausência de medo ou dúvida em relação ao objeto confiado.

Saber que o médico é conceituado nos traz segurança, da mesma forma que ter uma reserva financeira ou ser aconselhado por um pastor sábio. Por outro lado, quando estamos inseguros, ficamos preocupados, estressados e ansiosos e isso nos faz mal. Ou seja, ter confiança em algo ou alguém é fundamental para nossa saúde emocional.

Embora não saibamos quem escreveu este Salmo, sabemos que provavelmente era alguém mais velho e experiente. Diante dos desafios enfrentados, reconhecia que sua segurança vinha do Senhor, aquele que o cuidava desde o ventre materno. Sua vida testemunhava que Deus era sua força e refúgio, e nEle depositava sua esperança.

Ainda que depositemos nossa confiança, em alguma medida, em médicos, pastores, instituições bancárias e outras organizações, sabemos que, em última instância, dependemos de Deus. Esses recursos são apenas meios pelos quais Deus nos sustenta, protege e abençoa. Ou seja, são instrumentos que o próprio Deus usa em nosso favor.

Portanto, no fim das contas, é Deus quem cuida de nós. É Ele quem sustenta nossa saúde, casamento, finanças e zela por todas as demais áreas de nossas vidas. Mesmo que não O vejamos, confiamos plenamente em Sua fidelidade e, por isso, nEle podemos descansar.

Petição

Senhor, só tenho a Te agradecer. Sei que és tudo para mim. Ajuda-me a descansar nessa verdade.

Aplicação

Exercitarei a confiança em Deus.