Leitura: João 14

Seleção

Que o coração de vocês não fique angustiado

Jo 14.1a

Observação 

Jesus estava prestes a morrer. Logo ressuscitaria e deixaria os discípulos. Como não ficariam angustiados? O Filho de Deus, o Messias tão esperado, estava no meio deles e dizia que em breve partiria. Três anos aprendendo sobre o seu Reino e tendo a segurança de seus braços, em breve não teriam mais. A angústia e o medo os dominariam.

Quantas vezes em nossa jornada nos sentimos angustiados, como se estivéssemos sozinhos? Passamos por fases boas, mas parece que num piscar de olhos o medo bate à porta do nosso coração e, sem pedir licença, toma conta do lugar. Somos tomados por uma angústia que sequer sabemos explicar a origem. Quem não passa por fases de angústia e medo?

As incertezas sobre o amanhã, o acúmulo de responsabilidades e a inabilidade para lidar com todas elas, a falta de dinheiro que gera ansiedade, a dificuldade nas relações interpessoais, os dilemas profissionais. O fardo tem ficado cada vez mais pesado.

Nesses momentos, precisamos falar algumas verdades ao nosso coração. Ei, coração, Jesus disse que não nos deixaria sozinhos. Que enviaria o Consolador; aquele que nos capacita a enfrentar esse mundo mau. Aquele que traz a paz que excede o entendimento. Aquele que traz força ao cansado e esperança ao desanimado.

Sim, Ele nos deixou o seu próprio Espírito, o Espírito Santo. E à medida que refletimos sobre essa verdade, nosso coração se acalma. Lembramos que temos as ferramentas necessárias para enfrentar as adversidades da vida. Lembramos que temos tudo que precisamos para seguir a jornada. Ele está conosco e isso basta!

E o melhor de tudo é que esse tempo é passageiro. Somos como peregrinos em terra estrangeira. Em breve Ele virá para nos buscar! Ele disse que estaria preparando um lugar para nos receber. Por isso Ele não disse adeus, mas um até breve!

Como uma criança espera a manhã de Natal para receber os presentes, assim nosso coração deve ansiar por sua vinda. Nossos olhos precisam enxergar além das dificuldades. A certeza de que haverá um tempo sem angústias e medo deve acalmar nosso coração.

Sim, Ele virá!

Oração

Senhor, Tu sabes que muitas vezes tenho vontade de desistir. Por mais que minha razão saiba que não preciso me angustiar, como fazer com que meu coração absorva essa verdade? Por favor, traz a paz que excede o entendimento e a certeza de que Tu virás para me buscar.

Aplicação

Refletirei mais sobre a eternidade.