Leitura: Salmos 70

Seleção

Por favor, Deus, livra-me! Vem depressa, Senhor, e ajuda-me! Sejam envergonhados e humilhados os que procuram me matar. Voltem atrás em desonra os que se alegram com a minha desgraça. Recuem horrorizados com a própria vergonha, pois disseram: “Ah! Agora o pegamos!”. Alegrem-se e exultem, porém, todos que te buscam. Todos que amam tua salvação, digam sempre: “Deus é grande!”. Quanto a mim, pobre e aflito, vem depressa me socorrer, ó Deus. Tu és meu auxílio e minha salvação; ó Senhor, não te demores!

Salmos 70.1-5

Observação

Novamente, Davi clama a Deus por socorro, pois seus inimigos o perseguiam, tentando matá-lo, e seu clamor é para que Deus venha em seu auxílio. No entanto, uma das coisas que chama a atenção nesse Salmo é a frase introdutória, uma espécie de título ao texto, que diz assim: “Salmo de Davi pedindo a Deus que se lembre dele”.

Alguns olham para o tamanho da população mundial e imaginam que Deus já tem trabalho suficiente e, possivelmente, não teria condições de cuidar de suas necessidades. No entanto, é um equívoco pensar assim, pois estaríamos limitando as capacidades de Deus.

Escapa à nossa compreensão o que significa ser um Deus onipotente, ou seja, todo-poderoso. Essa doutrina descreve o poder absoluto e ilimitado de Deus sobre toda a criação, afirmando que Ele é capaz de realizar tudo o que deseja de acordo com Sua vontade santa e soberana. Ou seja, nada, nem ninguém, pode impedi-Lo de realizar Sua vontade.

Além disso, como sugere o título do Salmo, Deus não se esquece dos Seus. Ele não apenas é o Criador do cosmos, mas também o sustenta com Sua poderosa palavra (Hb 1.3), o que se estende ao cuidado e sustento de Seus filhos. Portanto, se Ele não se esquece dos Seus e, ao mesmo tempo, detém todo poder em Suas mãos, por que temeríamos?

Mesmo que passemos por dificuldades, sabemos que nada foge ao Seu controle, e aquele aparente caos redundará em um bem maior. Em Seu poder, Ele faz com que todas as circunstâncias cooperem para o bem daqueles que O amam (Rm 8.28).

Portanto, se você se encontra em um momento de lutas, saiba que Deus está atento às suas necessidades. Essa circunstância, por mais dolorosa que seja, não saiu do controle de Deus. Ele está cuidando de cada detalhe e, ao mesmo tempo, está chamando você para mais perto Dele. Em meio a essa situação, você poderá encontrar consolo, conforto, esperança e perseverança. E, ao final, sairá com uma fé ainda mais forte do que quando começou a enfrentar essa situação.

Petição

Senhor, ajuda-me a compreender o tamanho do teu amor e poder. Ajuda-me a descansar em Ti.

Aplicação

Refletirei sobre o poder e sobre o amor de Deus.