Leitura: Efésios 1

Seleção

Também oro para que entendam a grandeza insuperável do poder de Deus para conosco, os que cremos. É o mesmo poder grandioso que ressuscitou Cristo dos mortos e o fez sentar-se no lugar de honra, à direita de Deus, nos domínios celestiais. Agora ele está muito acima de qualquer governante, autoridade, poder, líder ou qualquer outro nome não apenas neste mundo, mas também no futuro. Deus submeteu todas as coisas à autoridade de Cristo e o fez cabeça de tudo, para o bem da igreja. 

Efésios 1.19-22

Observação

O apóstolo Paulo escreveu a carta aos Efésios com o objetivo de transmitir diversos ensinamentos, incluindo a graça salvadora e a necessidade de santificação do povo. Nos versículos destacados, ele explora um dos motivos de oração pela igreja: para que compreendessem a incomparável grandeza do poder de Deus.

Esse poder, segundo Paulo, ressuscitou Jesus dentre os mortos, O fez ascender aos céus e O estabeleceu como Senhor sobre a igreja e sobre o universo. A oração do apóstolo era para que entendessem a magnitude desse poder disponível àqueles que creem. Mas, afinal, que poder é esse?

Este é o poder que liberta escravos do pecado. Estávamos acorrentados à iniquidade, incapazes (e muitas vezes desinteressados) de nos libertar. Perdidos, vagando pelo mundo, buscávamos prazeres fugazes. Nossas vidas eram vazias; vivíamos atrás algumas migalhas de prazeres carnais. No entanto, o supremo poder de Deus nos resgatou dessa escravidão, concedendo-nos liberdade completa Nele e transformando-nos em novas criaturas.

Além disso, esse poder opera em nossas vidas diariamente, nos tornando cada vez mais semelhantes a Jesus; é o que chamamos de santificação. Resquícios do passado persistem, hábitos pecaminosos que tentam dominar nosso coração, mas, pelo poder do Espírito Santo, somos gradualmente libertos dessa influência, nos tornando mais semelhantes a Jesus.

Por fim, esse é o poder que, no grande e glorioso dia da volta de Jesus, nos ressuscitará, assim como Ele ressuscitou. Os seguidores de Jesus receberão corpos gloriosos e, com Ele, desfrutarão a eternidade. Um tempo eterno onde não haverá dor, lágrimas ou morte, apenas paz e plenitude.

Você tem experimentado o poder de Deus em sua vida? Assim como Paulo, eu oro para que você compreenda a grandiosidade desse poder que opera em nossas vidas.

Petição

Senhor, que aqueles que lêem essas linhas possam compreender a profundidade desse poder que atua em nossas vidas.

Aplicação

Refletirei mais sobre esse poder.