Leitura: Efésios 3

Seleção

Em Cristo, temos ousadia e acesso a Deus com confiança, mediante a fé nele.  

Efésios 3.12

Observação

O Antigo Testamento narra a história de Deus escolhendo o povo hebreu e convocando-o para um relacionamento. Ele entrega ao povo Suas leis, que incluíam, entre outras coisas, a forma como deveriam se relacionar com Ele. Dentre tantas instruções, estava o ensinamento sobre a necessidade de sacerdotes, que serviriam como intermediários entre o povo e Deus. Somente eles teriam acesso ao lugar onde Deus se manifestava. Esse período é o que chamamos de Antiga Aliança.

Já o Novo Testamento descreve a Nova Aliança entre Deus e a humanidade. Agora, Deus tem um povo formado por pessoas de todas as etnias, línguas e origens. Não mais um povo formado apenas pelos hebreus, mas um povo diversificado que tem a fé em Jesus Cristo como ponto em comum. Esse povo é a própria igreja de Jesus.

Uma característica fundamental da Nova Aliança é que, se antes apenas os sacerdotes tinham acesso a Deus, hoje, todos podemos nos achegar a Ele. Tanto que a figura do sacerdote sequer existe mais; ela foi abolida, porque não há mais necessidade.

Segundo Paulo, podemos entrar na presença de Deus com ousadia e confiança. No entanto, o que nos permite esse acesso não é nossa conduta moral; ou seja, não são nossas boas ações ou a ausência de más ações. Segundo ele, nosso acesso se dá por meio do Senhor Jesus Cristo.

Jesus mesmo afirmou ser o único Caminho que leva ao Pai (Jo 14.6). Portanto, aqueles que colocam sua fé em Cristo encontram o caminho aberto até Deus. Esse caminho não foi pavimentado por nossas boas obras, mas pelo próprio sangue de Jesus derramado em nosso favor.

Como nós, simples pecadores, poderíamos nos aproximar de Deus, que é Santo e Perfeito? Jamais conseguiríamos por nossos próprios esforços. Certamente, não seríamos dignos. No entanto, por causa da morte de Jesus, aqueles que depositam sua fé nEle têm seus pecados perdoados e, diante de Deus, são considerados puros, santos e perfeitos (apesar de pecadores).

Você tem desfrutado desse privilégio de estar na presença de Deus? Se não o tem feito, não perca mais tempo. Conecte-se a Ele e, simplesmente, abra seu coração. Ele é um Deus de misericórdia, graça e amor, e está esperando por você para um relacionamento íntimo e profundo.

Petição

Senhor Deus, obrigado por me possibilitar estar em Tua presença. Quero usar desse privilégio concedido a mim todos os dias de minha vida.

Aplicação

Me aplicarei cada dia mais na oração.