Leitura: Salmos 60
Disciplina dolorida
Tu nos rejeitaste, ó Deus, e quebraste nossas defesas; sobre nós derramaste tua ira; agora, restaura-nos. Sacudiste nossa terra e nela abriste fendas; repara as brechas, pois a terra estremece. Foste muito severo conosco, teu povo, e nos fizeste beber vinho que nos deixou atordoados. […] Agora, livra teu povo amado; responde-nos e salva-nos por teu poder. […] Acaso nos rejeitaste, ó Deus? Não marcharás mais com nossos exércitos?
Salmos 60.1-3,5,10
Observação
Em mais uma batalha, Davi suplica pelo socorro de Deus. Ao que tudo indica, seu exército havia sofrido uma terrível derrota nas mãos dos edomitas. O salmista, então, questiona se Deus os havia rejeitado, dizendo que Ele havia sido muito severo com seu povo. Mas, muito provavelmente, o que estava acontecendo era uma espécie de disciplina da parte de Deus. Seja qual tenha sido o pecado do povo, Deus os estava corrigindo.
A disciplina é uma ferramenta educativa. Ninguém gosta de ser punido e, por isso, para evitar novas punições, evitamos aquele mal que cometemos outrora. É assim que fazemos aqui em casa com nossas filhas e é assim que Deus faz com seus filhos. E não se trata de um mecanismo de punição por punição, mas de um instrumento que faz com que o “meliante” repense antes de cometer outro “delito”.
Uma criança, quando está sob disciplina, muitas vezes não consegue entender que aquilo é para o próprio bem. Em sua imaturidade, só consegue enxergar o quanto seus pais são maus. Mas é pura imaturidade e incapacidade para entender que aquela ferramenta trará um benefício para sua própria vida. Da mesma forma nós, muitas vezes, não entendemos alguns sofrimentos que passamos. Achamos a disciplina de Deus dura demais.
No entanto, precisamos compreender que trata-se de uma expressão do amor de Deus para com seus filhos. Veja o que Salomão escreveu em Provérbios 3.11,12: “Meu filho, não rejeite a disciplina do Senhor; não desanime quando ele o corrigir. Pois o Senhor corrige quem ele ama, assim como o pai corrige o filho a quem ele quer bem.”
Portanto, quando você entender que está sob a disciplina de Deus, ao invés de se irar contra Ele, agradeça. Ele nos ama e quer nosso bem, por isso, utiliza essa ferramenta pedagógica que nos auxilia no processo de amadurecimento, tornando-nos cada vez mais parecidos com Jesus.
Petição
Senhor, obrigado pela disciplina. Por mais que doa, sei que é necessário para meu amadurecimento.
Aplicação
Refletirei sobre os momentos que estiver sob a disciplina de Deus.