Leitura: Salmos 96

Seleção

Cantem ao Senhor um cântico novo! Toda a terra cante ao Senhor! Cantem ao Senhor e louvem o seu nome; proclamem todos os dias a sua salvação. Anunciem a sua glória entre as nações, contem a todos as suas maravilhas. Grande é o Senhor! Digno de muito louvor!

Salmos 96.1-4

Observação

Em diferentes medidas, todos temos a necessidade de nos sentirmos aceitos e amados pelas pessoas que nos rodeiam. Essa necessidade já aparece nos primeiros anos de vida, quando a filha coloca as roupas da mãe para chamar a atenção ou quando o menino mostra suas habilidades para seus pais. Ambos desejam ser reconhecidos pelo que fazem e, assim, sentirem-se amados.

Isso não é diferente na adolescência ou mesmo na vida adulta. O que muda é a forma de chamar a atenção, que varia de acordo com a personalidade de cada um. Alguns desejam ser o centro das atenções nas rodas de conversa, enquanto outros fazem de tudo para aparecer nas mídias sociais. Há também aqueles que não querem chamar a atenção de todos, mas ainda precisam se sentir amados e aceitos. Enfim, a necessidade de reconhecimento parece ser inata ao ser humano.

O problema surge quando essa necessidade excede os limites e Deus passa a ser usado como plataforma de promoção pessoal. No intuito de buscar reconhecimento, muitos usam o próprio Deus como trampolim. Usam Seu nome em vão para que eles mesmos recebam os aplausos e o reconhecimento das multidões. Isso afaga o ego e fortalece o senso de pertencimento. Em seus púlpitos, falam mais sobre suas histórias pessoais do que sobre o próprio Deus.

Ao mesmo tempo, suas palavras estimulam os ouvintes a também se sentirem como protagonistas no filme da vida. Falam exatamente o que as multidões desejam ouvir, a fim de aumentar sua audiência. Mas seus ouvintes não percebem que se tornaram massa de manobra.

O salmista diz que o que precisamos anunciar não são nossos feitos pessoais, mas as maravilhas que Deus tem feito! Devemos proclamar todos os dias a salvação que vem de Deus e Sua glória entre as nações. Isso porque Ele é digno de muito louvor e não divide Sua glória com ninguém (Is 42.8).

Portanto, quando você estiver ouvindo um pregador (ou pregadora) cujas palavras focam mais em si mesmos do que em Deus, já sabe que não deve dar ouvidos. Ainda que testemunhos sejam edificantes, somente o Evangelho tem o poder de transformar corações. Certamente, você já possui capacidade e discernimento para identificar aqueles que não apontam a glória a Deus. Fique atento! Cuidado para não dar a glória a homens ao invés de dá-la a Deus.

Petição

Senhor, dê-me graça e paciência para alertar aqueles que me rodeiam. Que jamais eu roube a tua glória.

Aplicação

Estarei atento às minhas motivações.